O Congo de Henrique Gandum

O Congo de Henrique Gandum

Conforme noticiámos, em Dezembro foi lançado CONGO – Um Mundo Esquecido, da autoria de Henrique Gandum. Podem ser visualizadas imagens do miolo do livro aqui.

Segundo o autor, o futuro ainda trará cerca de mais de 200 páginas de banda desenhada ou não fosse este o primeiro volume de um total de três planeados.

Em CONGO – Um Mundo Esquecidosomos levados até à África Central, mais precisamente ao Congo nos finais do século XIX. Introduzidos no meio de um grupo de exploradores portugueses, liderados por Afonso Ferreira, rapidamente percebemos que a expedição não vai correr bem e que a inexplorada selva africana tem vários mistérios por desvendar.

O autor inspirou-se em relatos de criptozoologia em muitos locais da África Central, principalmente na região do Congo. Henrique Gandum é um fã confesso de dinossauros, aranhas e todos os animais exóticos e lendários, pelo que não é de estranhar a introdução destes seres na trama, de uma forma bastante detalhada. A título de exemplo, referenciamos dois, o Mokèlé-mbèmbé ou o Nguma-Monene.

A disposição das pranchas de Henrique Gandum adoptam sobretudo um aspecto clássico franco-belga, dando maior destaque às personagens e aos diálogos, o que torna a leitura do livro bastante fluída e atractiva.

O autor disponibilizou alguns estudos de personagens, sketches e páginas que ficaram na gaveta, que partilhamos com os nossos leitores. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Henrique Gandum tem, deste modo, um álbum de estreia com um tema muito interessante e bem estruturado. Espero com bastante expectativa – inclusivamente, para verificar a evolução do trabalho do autor – pelo segundo volume de um mundo (que não deve ser) esquecido.

Boas leituras!

One thought on “O Congo de Henrique Gandum

Deixa um comentário