Em junho, a Gradiva publicou a obra Hereges! Os Assombrosos (e Perigosos) Primórdios da Filosofia Moderna, da autoria do professor de filosofia Steven Nadler e com ilustrações do seu filho, o ilustrador Ben Nadler.

Cliquem nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

«Uma introdução admirável, rigorosa, ao nascimento do pensamento moderno, única em banda desenhada.» – Aires Almeida, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Esta narrativa gráfica divertida e esclarecedora conta a empolgante história dos pensadores do século XVII que desafiaram a autoridade – às vezes arriscando a exclusão, prisão e até a morte – para estabelecer as bases da filosofia e da ciência modernas e ajudar a inaugurar um novo mundo. Com diálogos magistrais e ilustrações sugestivas, Hereges! proporciona uma introdução única ao nascimento do pensamento moderno em banda desenhada – inteligente, elegante e muitas vezes divertida.

Os seus protagonistas são filósofos e cientistas questionadores e controversos como Galileu, Descartes, Espinosa, Locke, Leibniz e Newton, que mudaram de forma substancial a maneira como vemos o mundo, a sociedade e a nós mesmos, pondo tudo em causa, desde a ideia de que a Terra é o centro do Universo à noção de que os reis têm o direito divino de governar. Mais apegados à razão do que à fé, esses pensadores defenderam novas perspectivas, encaradas como escandalosas, sobre a natureza, a religião, a política, o conhecimento e a mente humana.

«Magistral e divertido.» – Anthony Gottlieb, autor de The Dream of Enlightenment

Hereges! conta a história das ideias, vidas e tempos desses pensadores de uma maneira diferente e cativante. Acompanhando por toda a Europa as viagens e exílios desses vultos, a narrativa descreve os encontros e confrontos entre si – assim como os confrontos com as autoridades religiosa e régia – relatando os momentos-chave de um dos mais brilhantes períodos da história da filosofia e da ciência modernas.

[dropcap]Steven[/dropcap] Nadler é doutorado pela Universidade de Columbia, Washington, professor de Filosofia e membro da Faculdade de Estudos Judaicos, assim como director do seu Centro de Humanidade. Especializado em Filosofia Moderna (século XVII), Metafísica e Filosofia Hebraica, é autor de vários livros editados pelas principais casas editoras universitárias (Oxford, Cambridge, Princeton, etc.) assim como pelas principais casas editoras norte-americanas. Responsável editorial de vários e importantes jornais de filosofia dos E. U. A., assim como coordenador de importantes colecções de filosofia (Oxford Studies for Early Modern Philosophy). Vencedor do mais prestigiado galardão hebraico, é hoje considerado um dos maiores especialistas mundiais sobre Bento de Espinosa.

Hereges! Os Assombrosos (e Perigosos) Primórdios da Filosofia Moderna
Steven Nadler & Ben Nadler
Editora: Gradiva
Páginas: 184
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17×24 c/ badanas
ISBN: 978-989-616-826-1
PVP: 17,50€

nota: imagens cedidas pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.