O nono volume da 4.ª coleção Novela Gráfica da Levoir com o Público é a obra Gente de Dublin, de Alfonso Zapico. Gente de Dublin, é um romance gráfico centrado na vida de uma das grandes figuras literárias do século XX, James Joyce. Originalmente publicada em Espanha em 2011 pela Astiberri, ganhou o Prémio Nacional del Comic no Salón del Cómic de Barcelona 2012.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Zapico confirma o seu valor e projecção, com uma história de ritmo vital, que sabe combinar a exposição rigorosa dos factos com a acentuação correcta daqueles aspectos vitais que marcam a produção artística de James Joyce.” – Babelia – El País

Gente de Dublin é uma obra arduamente documentada, salpicada de múltiplas anedotas, uma cativante viagem pelas cidades onde este irlandês universal deixou o seu rasto – Dublin, Trieste, Paris ou Zurique. Autores e figuras ilustres desfilam pelas suas páginas, de Henrik Ibsen a W. B. Yeats, de Ezra Pound a H. G. Wells, ou Bernard Shaw, T. S. Eliot, Virginia Woolf, e muitos mais, incluindo mesmo Lenine.

[dropcap]Alfonso[/dropcap] Zapico, argumentista e ilustrador de banda desenhada espanhol, trabalhou em projectos educativos do Principado das Astúrias, e em projectos de publicidade ou editoriais, bem como para a imprensa diária de Espanha. Estreou-se com um álbum para o mercado franco-belga em 2006, La guerra del profesor Bertenev, e em 2010 vence o Prémio Autor Revelação no Salão do Comic de Barcelona. Durante três anos, mergulhou no processo de criação deste Gente de Dublin, uma novela gráfica centrada na vida de James Joyce, que percorre os momentos, as conversas, as penúrias e as aventuras com que se foi construindo uma das grandes figuras literárias do séc. XX. Foi com esta biografia em BD que ganhou o Prémio Nacional do Comic, em 2012.

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.