A ilha do Corvo que venceu os piratas, de José Ruy

A ilha do Corvo que venceu os piratas, de José Ruy

O mais recente trabalho do mestre José Ruy, é uma homenagem ao povo corvino, baseado em documentos históricos do século XVII que narram a resistência dos corvinos a um ataque de piratas berberes. O livro teve o seu lançamento a 15 de Julho de 2018 na ilha do Corvo, contou com a presença do autor e de altas individualidades da ilha. O livro editado em parceria entre Direcção Regional da Cultura dos Açores e a Âncora editora teve direito a edições em português e inglês.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

“A ilha do Corvo que venceu os piratas” foi concebida através de um processo de criação participativa sem precedentes, quer para o seu autor, quer para a comunidade sobre a qual se debruça.

Localizada na extremidade ocidental do arquipélago, a ilha do Corvo esteve, durante muito tempo, na mira dos piratas e corsários que navegavam aquelas águas, o que originou alguns episódios de conflito, e curiosamente, algumas relações de proximidade.

Com base num documento histórico do século XVII que narra a resistência dos corvinos a um ataque de piratas, José Ruy imaginou uma história que integrou contribuições das pessoas do Corvo tornando-se uma aventura partilhada que consciencializa para a valorização do património e cultura local.

Tendo sido criada no âmbito do projeto do Ecomuseu do Corvo, seguiu-se o princípio fundamental das ações ecomuseológicas, assegurar a efetiva participação dos corvinos no processo criativo da obra, tornando-se eles também protagonistas. Para tal, a estratégia definida passou pela vinda do autor à ilha onde teve oportunidade de conhecer as pessoas e o território e contactou diretamente com a cultura local, tendo recebido da comunidade diversos contributos para o desenrolar da história que foi também acompanhada por um corpo científico.

Este é um exemplo de como o património de uma comunidade pode ser visto como um recurso de desenvolvimento, de afirmação da identidade e de vinculação ao território, às suas origens e cultura, sendo o envolvimento da comunidade uma preocupação omnipresente. Aliás, só há um ecomuseu quando as pessoas e as organizações de uma comunidade participam num processo dinâmico através do qual preservam, interpretam e gerem o seu património para o desenvolvimento sustentável.

José Manuel Alves da Silva
Presidente da Câmara Municipal do Corvo
Andreia Freitas da Silva
Co-coordenadora do Ecomuseu do Corvo

Fonte: Câmara Municipal Amadora

[dropcap]José[/dropcap] Ruy nasceu na Amadora em maio de 1930. Cursou Artes gráficas e habilitação a Belas Artes na Escola António Arroio, onde foi discípulo do Mestre Rodrigues Alves, e dos pintores Costa Mota, Trindade Chagas e Júlio Santos.
Iniciou-se como autor de textos e desenhos com 14 anos, tendo publicados 83 álbuns, 52 dos quais em Banda Desenhada, com destaque para: Aristides de Sousa Mendes, Peter café Sport e o Vulcão do Faial, a Ilha do Futuro, A Peregrinação, Os Lusíadas e João de Deus, estes também com edição em mirandês.
Tem colaborado em muitos jornais e revistas, nomeadamente em «Cavaleiro Andante» e «O Mosquito», tendo editado e dirigido uma 2ª série desta publicação.
O rigor na investigação e qualidade dos seus trabalhos tem sido apreciada em todo o país. Foram-lhe atribuídos 27 prémios. Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil.
Primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal, onde o seu nome está atribuído a uma escola e a uma avenida. Referenciado no «Dictionnaire mondial de la bande dessiné, Larousse» edição de 1998, e com destaque no «Larousse de la BD» em 2004.

A ilha do Corvo que venceu os piratas
José Ruy
Âncora editora
32 páginas a cor
ISBN: 9789727806539
PVP: 8,00€

nota: imagens cedidas pela editora.

2 comentários em “A ilha do Corvo que venceu os piratas, de José Ruy

  1. Saudações,

    Esta edição já foi lançada em Portugal continental?
    Ao contrário de outras obras de José Ruy, nas lojas online não a encontro… e na página da editora, aparece o aviso de “nenhuma método de envio disponível” (?).
    Estão à espera da “oportunidade” do BDAmadora?…

    Obrigado,
    António Santos

Deixa um comentário