Em outubro, o fanzine Fandaventuras de José Pires dedica-se à obra A Balada de Beowulf, da autoria do italiano Franco Caprioli (1912-1974), adaptando o célebre poema anglo-saxão, um vero marco da literatura medieval.

O episódio disponível em português A Lenda de Beowulf já tinha conhecido edição em preto e branco na revista Mundo de Aventuras #103 (2ª fase), em 18 de setembro de 1975. Trata-se do último trabalho realizado por Caprioli para o mercado britânico, originalmente editado na publicação Look and Learn #440-451, em 1971, com o título The Legend of Beowulf.

Clique na imagem para a visualizar em toda a sua extensão:

[dropcap]Franco[/dropcap] Caprioli (Itália, 1912-1974) dedica-se inicialmente à pintura mas em 1937 começa a trabalhar na área da ilustração em Argentovivo e em 1939 em banda desenhada no hebdomadário Il Vittorioso. Durante o período bélico, colabora ainda com as publicações Topolino e Corriere dei Piccoli. O seu desenho pormenorizado e pontilhado adequa-se perfeitamente às histórias de aventura dos anos 50 do século passado, tendo sido publicado nas mais diversas revistas estrangeiras, incluindo em Portugal, onde mais de meia centenas das suas BD foram publicadas. Após o término da sua colaboração com Il Vittorioso, Caprioli começou a trabalhar diretamente para o mercado francês e britânico até aos inícios dos anos 70, altura em que começa a publicar as suas obras novamente em Itália, em Il Giornalino. A transposição da obra Os Filhos do Capitão Grant de Júlio Verne para banda desenhada foi interrompida pela morte do autor, em 1974.

Os interessados devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.