Maria e Salazar, do francês Robin Walter, foi originalmente publicado pela Des ronds dans l’O, editora onde tem publicado as suas bandas desenhadas.  Foi nesta editora que o autor se estreou com KZ Dora, que teve direito a 2 volumes antes de receber uma compilação integral e aumentada. Nessa banda desenhada, o autor foca-se na vida do seu avô, um sobrevivente dos campos de concentração nazis. Seguiu-se Prolongations, uma série em curso, da qual já foram publicados 2 álbuns, a qual se centra noutra das paixões do autor, o futebol.

Com Maria e Salazar, editada recentemente em Portugal pela Polvo, o autor regressa ao género histórico e aos relatos de quem o rodeia, desta vez tendo a empregada da família, Maria, como protagonista, imigrada em França numa tentativa de se distanciar do regime político autoritário, autocrata e corporativista do Estado Português, liderado por António de Oliveira Salazar. Relembre-se que Maria e Salazar teve direito a uma exposição no Amadora BD 2018, com a presença do autor.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Com a venda da casa familiar de Champigny-sur-Marne, pelos pais de Robin Walter, chegou o momento da despedida de Maria, a sua empregada durante mais de trinta anos. Que irá agora Maria fazer, ela que foi de Portugal para França com o seu marido há algumas décadas, como milhares de compatriotas, fugindo assim ao regime de Salazar? Através das suas memórias, o narrador desta obra descreve de forma aturada e precisa como foi a mais longa ditadura da história moderna da Europa ocidental e a imigração portuguesa, em massa, que daí resultou.

[dropcap]R[/dropcap]obin Walter, cujo autorretrato se encontra à esquerda, nasceu em 1979, na região de Paris. Em pequeno tinha um gosto especial em redesenhar as aventuras dos seus heróis favoritos, saídos das animações japonesas da época, como Dragon Ball ou Os Cavaleiros do Zodíaco… Nos muitos fanzines que começou a fazer regularmente e que propunha apenas ao seu irmão mais novo, rapidamente descobre o desejo de contar as suas próprias histórias. À medida que vai crescendo, Robin tentará perseguir o sonho de se tornar num autor de banda desenhada. Para isso cursa dois anos na Escola Superior de Artes Gráficas de Paris e um ano nas Belas-Artes de Angoulême. Tem vários livros editados em França, sobre temáticas que abordam desde o futebol a campos de concentração.

Maria e Salazar
Robin Walter
Editora: Polvo
Páginas: 128
Encadernação: capa mole com badanas
ISBN: 9789898513816
PVP: 11,90€

 

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.