Luzes de Niterói é o sexto livro de Marcello Quintanilha publicado em Portugal.

A Polvo continua a apostar na banda desenhada de Marcello Quintanilha, sendo Luzes de Niterói publicado em Portugal em estreia mundial. Neste que é o sexto livro do autor publicado no nosso país e o 23.º volume da série Romances Gráficos Brasileiros da editora, Quintanilha regressa novamente às memórias do seu pai, Hélcio Carneiro Quintanilha, jogador de futebol profissional na década de 1950, tal como tinha acontecido com o seu primeiro livro Fealdade de Fabiano Gorila, quando ainda assinava como Marcello Gaú, publicado no Brasil pela Conrad em 1999 e em Portugal pela Polvo em 2016.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Inspirando-se livremente em acontecimentos reais da vida de seu pai, Hélcio Carneiro Quintanilha, Marcello Quintanilha presta reverência às histórias de aventuras, criando uma ode ao mito do jogador brasileiro de futebol oriundo das fábricas, aos anos dourados de um país que se destacava internacionalmente impulsionado pelo crescimento económico do pós-guerra mas, sobretudo, à amizade.

Marcello Quintanilha nasceu em Niterói, Brasil, em 1971. Começou, ainda adolescente, por desenhar histórias sobre artes marciais com o pseudónimo de Marcello Gáu. Mais tarde, em 2003, envolve-se na série Sept balles pour Oxford, para uma editora belga, com argumento do argentino Jorge Zentner e do espanhol Montecarlo. Estabelece-se, a partir de 2002, em Barcelona. Ilustrações suas surgem desde então nos jornais espanhóis El País e Vanguardia. Ao mesmo tempo, continua a produzir álbuns para o público brasileiro. Em 2005 foi dado à estampa Salvador. Seguiram-se Sábado dos meus amores (2009), Almas públicas (2011) e O Ateneu (2012). Tungsténio (2014), Talco de vidro (2015) e Hinário Nacional (2016) são os seus livros mais recentes, para além deste Luzes de Niterói (2018), o seu trabalho de maior fôlego até à data e publicado pela Polvo em estreia mundial. Tungsténio originou um filme, estreado no Brasil em 2018, com realização de Heitor Dhalia. Do mesmo autor, já tinham sido publicados em Portugal, pela Polvo, Tungsténio, Talco de vidro, Hinário Nacional, Fealdade de Fabiano Gorila e O Ateneu, obras integrantes do Plano Nacional de Leitura – Ler +.

Luzes de Niterói
Marcello Quintanilha
Editora: Polvo
Páginas: 232
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 24 x 17 cm
ISBN: 9789898513915
PVP: 20,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.