José Pires edita banda desenhada da sua autoria originalmente publicada na Bélgica, baseada em obra de Alexandre Herculano.

Em novembro, o fanzine Fandaventuras é composto por uma banda desenhada do próprio editor, José Pires, baseada numa obra de Alexandre Herculano. A Morte do Lidador foi originalmente publicada na Bélgica em 1987, na revista Tintin, com o título La Mort du Batailleur. Em 2011, uma nova versão da obra, colorida digitalmente e retocada pelo autor, foi publicada em dois locais distintos, no semanário bejense Alentejo Popular e no Jornal do Exército. É esta versão que é publicada no mais recente número de Fandaventuras.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Como curiosidade, registe-se que A Morte do Lidador é a obra de Alexandre Herculano mais vezes adaptada a banda desenhada, tendo conhecido três versões prévias, nomeadamente a de Eduardo Teixeira Coelho na década de 50 e de José Garcês e de Baptista Mendes na década seguinte (sendo a BD de Baptista Mendes denominada O Último Combate).

Os interessados em obter exemplares de Fandaventuras devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.