Em dezembro, o fanzine Fandaventuras é composto por uma banda desenhada da autoria de Eduardo Teixeira Coelho, denominada O Cavaleiro da Águia Vermelha.

Esta banda desenhada tem um historial deveras particular. Em 1950, Teixeira Coelho ilustra a banda desenhada A Torre de D. Ramires, com argumento de Raul Correia, baseado na novela histórica homónima de Eça de Queiroz, incluída na obra A Ilustre Casa de Ramires. Esta banda desenhada é publicada pela primeira vez n’ O Mosquito (1.ª série) #1113 a #1143, vindo a ser republicada de forma seriada no Jornal do Cuto (#45-87) e em álbum pela editora Futura em 1986 , sendo o 21.º livro da série Antologia da BD Portuguesa.

Em 7 de maio 1957, a britânica Thriller Picture Library, publica no seu 172.º número a banda desenhada Knight of the Red Eagle. Trata-se de uma adaptação de R. Perrins da BD A Torre de D. Ramires de Correia e Teixeira Coelho, na qual houve uma redução do número e alteração da ordem das vinhetas originalmente publicadas, com a transposição para um novo formato de grelha, modificando-se os nomes dos personagens e a ação para Inglaterra, com aditamento de textos e balões, bem como de novas vinhetas.

Esta versão britânica, O Cavaleiro da Águia Vermelha, foi publicada em Portugal na revista O Falcão (2.ª série) #365, em 11 de julho de 1967, sendo reimpressa em 1979 no #976 com o título A Águia Vermelha.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Os interessados em obter exemplares de Fandaventuras devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.