O 11.º Durtykat marca os 17 anos do zine, repletos de maturidade.

O zine Durtykat, editado por Ana Ribeiro, teve o seu primeiro número em 2001. Até 2010, foram editados 9 números. Após um interregno, em março de 2016, surge o décimo zine, com um conjunto de ilustrações e narrativas gráficas produzidas por Ana Ribeiro e outros 5 autores.

No final de 2018, é publicado o Durtykat #11. Desta feita, contém uma única história, escrita e ilustrada por Ana Ribeiro. Graficamente, a obra acompanha a maturidade do trabalho que a autora tem vindo a desenvolver na área da ilustração digital, sendo influenciada pelas mais diferentes fontes, desde a técnica de détournement a Klimt. Nesta história ilustrada, a autora relembra ainda as suas influência das banda desenhada, com os balões de fala ao longo da obra, quase omnipresentes.

Quanto ao texto, utiliza as recordações do final do primeiro namoro da protagonista para explorar a estranheza do conto infantil Barba Azul, escrito por Charles Perrault no século XVII.

Os interessados em adquirir Durtykat #11 podem fazê- lo nas portuenses livraria/associação cultural Gato Vadio, livraria Utopia e Galeria do Ó e nas bracarenses livraria Centésima Página e loja Rosa Chock Vintage, bem como entrar em contacto com a autora através da sua página no facebook.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O durtykat está de volta para esta décima primeira aventura. Aparentemente, sobre um homem terrorífico que se conta às crianças e não só. Envolvi-me e viajei com ele (o durty), ou melhor, “na maionese”. Este zine é também para ele, que não pare de “viajar”.

Ana Ribeiro (n. Vila Nova de Gaia, 1977) dedica-se ao desenho desde que se recorda. Cresceu com banda desenhada, frequentou a Escola Artística e Profissional Árvore e estudou Desenho na ESAP – Escola Superior Artística do Porto. Em 2001, criou o zine Durtykat, o qual, ao longo dos anos, tem vindo a publicar ilustrações. banda desenhada e outras narrativas gráficas da sua autoria e de outros autores. Atualmente, reside em Braga.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.