Vírus Tropical está em exibição em Portugal no canal por cabo Sundance TV.

A adaptação da banda desenhada Vírus Tropical, da autoria de Power Paola, para o cinema encontra-se em exibição no nosso país no canal Sundance TV.

Com realização do colombiano Santiago Ceicedo e a adaptação do guião por Enrique Lozano, a obra conta com a própria direção artística de Power Paola. O título do filme e da banda desenhada homónima em que se baseia prende-se com o facto de, durante a gravidez da sua mãe, um médico ter insistido que não estava grávida mas sim que era vítima de um vírus tropical.

Vírus Tropical centra-se na infância e juventude da autora. Nascida em 1977 em Quito, no Equador, com o nome Paola Andrea Gaviria Silguero, é uma das três filhas de uma família conservadora dominada pelo catolicismo do pai e a personalidade forte da mãe. Aos 13 anos, Paola muda-se com a família para Cali, na Colômbia, terminando o filme na altura da vida em que deixa de viver com os seus familiares. A obra aborda temas como a família, a religião, o feminismo, o choque cultural, a sexualidade, a identidade e o amadurecimento (Bildungsroman ou Künstlerroman).

A banda desenhada Vírus Tropical, o primeiro romance gráfico da autora, foi editada originalmente em 2011 na Argentina, vindo a ser publicada em diversos países da América do Sul, Europa e EUA, com boas críticas.

A adaptação ao cinema em 2017 tem feito parte de inúmeras seleções de festivais e obtido reconhecimento internacional, com destaque para os prémios SXSW – Global – Audience Award winner e BAFICI – Audience Award Best Foreign Picture.

Eis o trailer:

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.