
A personagem de banda desenhada Moderna de Pueblo é a autora de um livro sobre o fim dos contos de fadas.
Moderna de Pueblo é uma personagem de banda desenhada criada por Raquel Córcoles, sendo também o seu pseudónimo, uma vez que a autora assina as suas BD com o nome da personagem.
Córcoles estudou Publicidade, Jornalismo e Comunicação Audiovisual na Universidade Rovira i Virgili em Tarragona, tendo em 2005 se mudado para Madrid para se licenciar em Jornalismo na Universidade Rey Juan Carlos. Em 2011, iniciaria a sua carreira na banda desenhada com a publicação de uma página semanal de banda desenhada na revista El Jueves e uma tira semanal na revista Cuore.
Após alguns trabalhos na área do jornalismo e da publicidade, Córcoles decidiu dedicar-se a tempo inteiro ao seu projeto pessoal, Moderna de Pueblo, o qual escreve e ilustra, bem como gere os conteúdos do mesmo. Trabalha em conjunto com Carlos Carrero (n. Madrid, 1984), que dirige e gere a parte digital e empresarial da marca, encarregando-se da loja oficial online de Moderna de Pueblo desde 2014.
A personagem Moderna de Pueblo foi criada em 2010, dando nome ao blog principal da autora. Esta personagem converteu-se num fenómeno viral, tendo atualmente o seu perfil no Facebook mais de 600000 seguidores. Graças ao seu blog, ganhou a bolsa catalã “Connecta’t al còmic” em 2010, a qual lhe permitiu publicar em 2012 o seu primeiro livro de BD, Soy de Pueblo, com a colaboração da desenhadora gráfica espanhola Marta Rabadán (n. Cocentaina, 1984). Editado pela Lumen, o livro teve um assinalável sucesso, tendo a editora publicado mais dois livros da autora, Los capullos no regalan flores (2013) e El Cooltureta (2014).
As suas obras centram-se na atualidade espanhola, abordando temas como a migração dos jovens trabalhadores para as grandes cidades e os problemas quotidianos da cultura urbana, sendo a maioria dos seus personagens jovens adultos.
Idiotizadas é o mais recente livro da autora, tendo sido publicado em Espanha pela Planeta em 2017. Tem como particularidade a utilização da metáfora das princesas e príncipes disneyanos para abordar o feminismo da atualidade, numa crítica aos estereótipos de género. Em Portugal, a edição é da Presença.
Eis um vídeo sobre o livro, com entrevista à autora:
Eis a sinopse da editora:
Moderna de Pueblo cresceu a ouvir frases como «Isso não é próprio de uma senhora», «Aquela é uma p*ta» ou «O dia do teu casamento será o mais feliz da tua vida». Mas depois de se mudar para a cidade e de conhecer três raparigas descomplexadas, ela vai perceber que tudo isso não passa de idiotices, e começa a desaprender o que nunca lhe deviam ter ensinado.
«O amor encontrarás e a tua vida deixarás.» – A Pequena Sereia Pescada
«Se deixares o teu corpo falar, em p*tinha te irás tornar!» – Vacarela
«Bela e magra serás ou nada na vida terás!» – Gorda de Neve
Esta história não é um conto de fadas, é um conto de empoderadas. Bestseller em Espanha, com um humor sem fronteiras, em que a ironia e o sarcasmo são utilizados para se abordar sem complexos assuntos íntimos femininos.
«Embora num registo de humor e vivacidade, Idiotizadas – O Fim dos Contos de Fadas aborda temas sensíveis como a anorexia, a bulimia e os maus tratos psicológicos.» – El Diário
«Humor ácido e sem restrições. Ninguém nos diz o que há depois de um final feliz, desfrutares da tua independência, tornares-te mais forte, aceitares-te a ti própria tal como és, e não parares de aprender, faz parte de outros finais felizes. Mas isso não se encontra em nenhum livro… exceto neste.» – Culturamas
Moderna de Pueblo é uma personagem de banda desenhada criada por Raquel Córcoles. Nascida em 1986 em Reus, Espanha, Raquel mudou-se aos 20 anos para a grande cidade, onde terminou o curso de Jornalismo e escreveu o seu primeiro livro de banda desenhada Soy de Pueblo. Em 2013, publicou Los Capullos no Regalan Flores, que vendeu mais de 40000 exemplares em Espanha e cujos direitos de publicação foram adquiridos por editores de vários países. Realizou uma minissérie de animação para o canal catalão de televisão TV3, que está também disponível através do youtube aqui. Atualmente, colabora em publicações como Cuore, El País ou GQ. Em plena crise dos 30, Raquel publicou o livro Idiotizadas – O Fim dos Contos de Fadas, que agora surge em língua portuguesa com a chancela da Editorial Presença.
Idiotizadas
Moderna de Pueblo
Ideia, argumento e ilustrações: Raquel Córcoles
Guião: Raquel Córcoles & Carlos Carrero
Editora: Presença
Páginas: 208
Encadernação: capa mole, com badanas
Dimensões: 172 x 230 mm
ISBN: 9789722363075
PVP: 17,90€

Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.