O primeiro episódio da série Ragnar, de Jean Ollivier e Eduardo Teixeira Coelho.

A propósito das comemorações do primeiro centenário do nascimento do Eduardo Teixeira Coelho (4 de janeiro de 1919 – 31 de maio de 2005), o fanzine Fandaventuras prossegue a publicação de obras ilustradas pelo autor. A Harpa de Ouro, com argumento de Jean Ollivier, é o primeiro episódio da série Ragnar.

Se Ragnar Lodbrok é atualmente uma personagem histórica (ou mito, dirão alguns) novamente popular, graças à série televisiva Vikings, criada por Michael Hirst para o canal History, na versão de Ollivier e Teixeira Coelho o género aventura imperava, evocando-se a sociedade viking, os combates, as viagens marítimas e a mitologia nórdica.

Originalmente denominada Ragnar le Viking, estreou na revista francesa Vaillant #515, a 27 de março de 1955, utilizando Teixeira Coelho o pseudónimo de Martin Sièvre. A série foi publicada naquele periódico até ao final da sua existência, em 1969, num total de 35 episódios com um número de pranchas desigual. Os episódios mais longos apresentam 48 páginas, enquanto os mais curtos somente 6. Posteriormente, a série teve ainda direito a mais 5 episódios no hebdomadário que sucedeu a Vaillant, o Pif Gadget, todos publicados em 1969.

O primeiro episódio, L’ Harpe d’or (A Harpa de Ouro, em português), foi publicado originalmente nos números 515 a 547 da Vaillant, entre 27 de março e 6 de novembro de 1955.

Em Portugal, este episódio seria publicado entre 28 de setembro de 1957 e 21 de junho de 1958 nos fasículos #300 a 338 (com excepção dos #311, 322, 330 e 335) da revista Cavaleiro Andante.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Os interessados em obter exemplares de Fandaventuras devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

Ragnar: A Harpa de Ouro
Jean Ollivier & Eduardo Teixeira Coelho
Série: Fandaventuras
Chancela: Serafim & Malacuéco, Inc.
Páginas: 40, a preto e branco
Encadernação: capa mole

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.