BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Marvel Comics

Atividade: 1939 – presente
Sede: Nova Iorque, EUA

Marvel Comics é a marca e a principal chancela editorial da Marvel Worldwide Inc. (anteriormente designada por Marvel Publishing e Marvel Comics Group), uma editora de banda desenhada e media norte-americana. Em 2009, The Walt Disney Company adquiriu a a Marvel Entertainment, a empresa matriz da Marvel Wordlwide.

A editora iniciou as suas atividades em 1939 com a designação Timely Publications, tendo sido fundada por Martin Goodman. A banda desenhada era publicada sob a chancela Timely Comics, datando deste período a criação de Capitão América, Namor e o primeiro Tocha Humana, entre outros personagens. A Timely Publications teve como sucessora a Magazine Management Co., Inc. entre 1947 e 1973, cuja chancela editorial de banda desenhada se chamava inicialmente Atlas Comics. A Atlas foi substituída pela subsidiária Marvel Comics em 1961, ano em que a empresa lançou a série Fantastic Four, da autoria de Stan Lee e Jack Kirby, seguindo-se outros títulos de super-heróis, muitos dos quais icónicos até aos dias de hoje, como o Homem-Aranha, Hulk, Thor, X-Men e Demolidor, entre muitos outros.

Em 1968, Goodman vendeu a Magazine Management – incluindo a Marvel Comics – ao grupo empresarial Perfect Film & Chemical Corporation de Martin S. Ackerman, que poucos anos mais tarde se passaria a designar por Cadence Industries Corporation. Em 1973, a Magazine Management passou a designar-se por Marvel Comics Group. Em 1982, surgiu a chancela Epic Comics e em 1984 a chancela Star Comics, ambas entretanto extintas.

Em 1986, a Marvel Entertainment Group, constituída pelo Marvel Comics e o estúdio de animação e cinema Marvel Productions, foi vendida à New World Entertainment. Foi também neste ano que se iniciou a edição do Novo Universo, o qual foi publicado regularmente até 1989.

Em 1989, a Marvel foi vendida à MacAndrews & Forbes Incorporated de Ronald Perelman, que a introduziu na bolsa de valores. Em 1992, iniciaram-se as séries de publicações Marvel 2099. Em 1993, foi lançada a chancela Razorline, criada por Clive Baker, cancelada em 1995. Em 1994, a Marvel adquiriu a Malibu Comics, integrando alguns dos seus personagens no seu universo. Foi também neste ano que adquiriu a distribuidora Heroes World Distribution. Em 1996, alguns dos títulos, como o Avengers e Fantastic Four, passaram a publicar Heróis Renascem, um reimaginar das origens do universo Marvel por Jim Lee e Rob Liefeld, que tinham anos antes deixado a Marvel para fundar a Image.

Em dezembro de 1996, a Marvel Entertainment Group evocou o Capítulo 11 da Lei de Falências do Código Estados Unidos. Foi adquirida pela Toy Biz em 1997 e a fusão das duas empresas deu origem à Marvel Enterprises. Em 1998, foi criada a chancela Marvel Knights. Nos anos seguintes, a Marvel lançou outras chancelas, como a MAX (2001), Marvel Age (2003) ou Tsunami (2003), bem como criou o universo Ultimate Marvel em 2000. Em 2001, deu por terminada a subsmissão das suas publicações ao Comics Code Authority. Em 2005, a Marvel Enterprises passou a designar-se por Marvel Entertainment, na altura em que dava os primeiros passos para a criação do Universo Cinematográfico Marvel. Em 2009, foi adquirida pela The Walt Disney Company.

Séries publicadas em Portugal

Chancelas da Marvel Comics

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.