BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Brian Michael Bendis

Nascimento: 18 de agosto de 1967
Naturalidade: Clevand, Ohio, EUA

Aos 19 anos, iniciou os estudos no Clevand Institute of Art, enquanto trabalhava numa loja de banda desenhada. Os seus primeiros trabalhos foram ilustrações para revistas e jornais locais, incluindo caricatura. Na editora Caliber, começou a publicar bandas desenhadas do género policial noir, escritas e desenhadas por si no primeiro quinquénio da década de 90. No segundo quinquénio, Jinx e outras bandas desenhadas foram republicadas pela Image, valendo-lhe o seu primeiro Prémio Esiner, onde também realizou o argumento de vários números para Sam and Twitch e Hellspwan, bem como criou material próprio como Torso e mais números de Jinx. Com Powers, escrito por si, foi galardoado com prémios Eisner, Harvey e Eagle. Na Oni, foi editada a autobiografia em banda desenhada Fortune and Glory.

Em 2000, começou a ser publicado enquanto argumentista pela Marvel com Ultimate Spider-Man. O enorme sucesso, originou a expansão do Universo Ultimate para vários títulos, muitos dos quais escritos por Bendis. Para além do Universo Ultimate, escreveu outros títulos para a editora, seja em chancelas próprias (como Alias, que inaugura a chancela MAX, e Powers na chancela Icon), seja na linha principal, como Daredevil e The Pulse. Em 2002 e 2003, foi galardoado com mais 3 Prémios Eisner. Em 2004, Bendis escreveu Avengers Disassembled, o primeiro superevento de vários que sucederiam no universo Marvel, os quais frequentemente provocaram alterações naquele, seja nas relações entre personagens e/ou aparecimento de novos grupos (como os New Avengers). Seguiram-se outros supereventos e crossovers, como House of M, Secret Invasion e Age of Ultron.

Em 2018, Bendis começou a trabalhar exclusivamente para a DC Comics. Para além do relançamento do personagem Super-Homem, a editora relançou trabalhos autorais previamente publicados pela Image e a chancela Icon da Marvel, bem como os novos trabalhos Pearl e Covers, sob a chancela Jinxworld.

Bendis tem também trabalhado ao longo dos anos na área da criação, produção, escrita de guiões e consultoria para séries televisivas, filmes e videojogos da Marvel ou de criações suas.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Jessica Jones
  1. Sem Limites – G. Floy (2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.