BD² – Base de Dados de Banda Desenhada
Glénat
Atividade: 1969 – presente
Sede: Grenoble, França
Glénat é uma editora francesa, fundada em 1969 por Jacques Glénat. O seu catálogo é constituído pela banda desenhada, livros de arte, livros ilustrados e literatura infanto-juvenil.
A aventura editorial inicia-se com o fanzine de banda desenhada Schtroumpf, a que se segue a publicação de Les Cahiers de la bande dessinée. Os primeiros álbuns de BD são lançados em 1972. Em 1979, começa a editar BD histórica, que mais tarde teria direito a uma série e uma revista denominada Vécu, a qual alcançaria os 100 números. Em 1986, abre filiais na Bélgica, Suíça e Quebeque. Em 1988, abre várias livrarias, das quais se mantêm 2 ainda em funcionamento. Um ano mais tarde torna-se a primeira editora francesa a editar manga. Em 1991, a editora de BD Vents d’Ouest junta-se ao grupo Glénat. Em 2007, adquire o catálogo Albin Michel BD. Em 2013, juntam-se ao grupo as editoras 12Bis e Mad Fabrik. Em 2017, é a vez da Comix Buro.
Algumas das séries populares da Glénat são Les Passagers du Vent, Les Tours de Bois-Maury, Balade au bout du monde, Le Troisième Testament, Joe Bar Team e Titeuf.
One-shots publicados em Portugal
Séries publicadas em Portugal
- Cavaleiros de Heliópolis, Os
- Caravaggio
- Descobridores
- Eles Fizeram História
- Filhos de El Topo, Os
- Operação Overlord
- Passageiros do Vento, Os
- Rio
- Sabedoria dos Mitos, A
- Torres de Bois-Maury, As
O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.
Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.