BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Gradiva

Atividade: 1981 – presente
Sede: Lisboa

A Gradiva é uma editora pioneira na divulgação científica em Portugal, tendo vindo a desempenhar há mais de três décadas um papel de reconhecida importância na promoção da ciência e do espírito científico através da publicação do trabalho de autores internacionalmente reconhecidos. Posteriormente, desenvolveu a sua área de publicação dedicando-se à ficção, bem como à filosofia, história, política e ciências sociais, quer para académicos, quer para o público em geral.

Publica também literatura infanto-juvenil, sendo os livros das aventuras da da série Capitão Cuecas um dos seus mais conhecidos sucessos editoriais.

O catálogo da Gradiva inclui também a publicação de banda desenhada, tendo tido um lugar de destaque na década de 90 na popularização da edição de tiras cómicas norte-americanas no formato livro em Portugal, promovida pela edição de Calvin & Hobbes, que rapidamente originou a edição de muitas outras séries. A banda desenhada de teor didático tem sido outra das vertentes a que se tem dedicado.

2019

2020

  • O Nascimento dos Deuses – Luc Ferry, Clotilde Bruneau, Federico Santagati & Dim D. (série A Sabedoria dos Mitos, vol. 3)
  • As Novas Aventuras de Bruno Brazil vol. 1: Black Program – Laurent-Frédéric Bollée & Philippe Aymond

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.