BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Jason Aaron

Nascimento: 28 de janeiro de 1973
Naturalidade: Jasper, Alabama, EUA

Na Universidade de Alabama em Birmingham, obteve o Bacharelato em Inglês. Em 2001, venceu um concurso de talentos da Marvel Comics, com o argumento de uma BD de Wolverine de 8 páginas, que viria a ser publicada enquanto história secundária em Wolverine (vol. 2) #175, em 2002. Em 2006, a sua minissérie The Other Side, baseada na Guerra do Vietname, foi publicada pela chancela Vertigo da DC Comics. Seguiu-se a série de 60 números Scalped na mesma chancela, passada numa reserva índia fictícia. Embora entre 2007 e 2008, alguns dos seus trabalhos tenham sido publicados pela DC e as suas chancelas Vertigo e Wildstorm, bem como pela Image e a sua chancela Top Cow e pela Marvel (Wolverine, Pantera Negra, Motoqueiro Fantasma), o contrato de exclusividade assinado com a Marvel em 2008 ditou o trabalho que produziria na seguinte década.

O trabalho de Aaron na Marvel, para além dos personagens supracitados, tem englobado argumentos para X-Men, Justiceiro, Capitão América, Hulk, Thor, Thanos, Vingadores, Doutor Estranho e Star Wars, entre outros. Paralelamente ao seu trabalho para a Marvel, em 2015 começou a publicar na Image material original (Southern Bastards e The Goddamned/Os Malditos), bem como algum do material previamente publicado nas chancelas Vertigo da DC e Icon da Marvel (The Other Side e Má Raça). Foi galardoado com um Inkpot, um Harvey e dois Eisner Awards, pelas obras Southern BastardsStar Wars, Doutor EstranhoThor e Raça.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Southern Bastards
  • 4. Tê-los no Sítio – G. Floy (2019)
Star Wars (vol. 2)
Wolverine: Arma X
  • 1. Os Homens de Adamantium – G. Floy (2018)
  • 2. Demente – G. Floy (2019)
  • 3. O Amanhã Morre Hoje – G. Floy (2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.