Estreia de Alita: Anjo de Combate, baseado no manga Gunnm de Yukito Kishiro.

No dia 14 de fevereiro, estreia nos cinemas o filme Alita: Anjo de Combate, o qual é a adaptação do manga seinen cyberpunk Gunnm (銃夢) – também conhecido internacionalmente com o nome anglófono Battle Angel Alita – escrito e ilustrado por Yukito Kishiro.

Este manga pós-apocalíptico de ficção científica, foi originalmente publicado pela Shueisha na revista Business Jump, entre 1990 e 1995, sendo posteriormente compilado em tankobon, num total de 9 volumes.

Em 1993, surgiu a adaptação do manga para animação. Battle Angel (Gunnm | 銃夢 ) consistiu em 2 episódios de 30 minutos cada, produzidos pela Animate Film e Madhouse, que correspondem aos primeiros 2 livros da série original, com algumas alterações.

O manga teve direito a 4 spin-offs. Ashen Victor (conhecida no Japão por Haisha | 灰者) é uma prequela do mesmo autor, publicada na revista Ultra Jump entre 1995 e 1996, sendo coligida num único volume. Battle Angel Alita: Holy Night & Other Stories (銃夢外伝 | Ganmu Gaiden) é um outro volume que reúne quatro BD curtas publicadas em Ultra Jump entre 1997 e 2006: Holy NightSonic FingerHometown e Barjack Rhapsody.

Em 1998, foi lançado no Japão o videojogo Gunnm: Martian Memory (銃夢 ~火星の記憶~ Ganmu Kasei no Kioku) para a PlayStation, produzido pela Yukito Products e editado pela Banpresto. Ao invés de uma adaptação, Yukito Kishiro escreveu o guião como uma sequela que narrasse uma aventura espacial. Dois anos mais tarde, Kishiro regressaria a esta história para criar as sequelas do manga.

Battle Angel Alita: Last Order (Gunnm: Last Order | 銃夢Last Order | Ganmu Rasuto Ōdā) é a continuação do manga original pelo seu autor. Entre 2000 e 2010 foi publicada na revista Ultra Jump, tendo, entre 2011 e 2014, sido publicada na revista Evening. Foi compilada num total de 19 volumes. Battle Angel Alita: Mars Chronicle (Gunnm: Mars Chronicle | 銃夢火星戦記 | Ganmu Kasei Senki) foi lançado em 2014 como o “último capítulo” da saga de Alita. Tem vindo a ser publicado na revista Evening e compilado em tankobon.

Quanto ao filme que estreia nas salas de cinema nacionais dia 14 de fevereiro, foi realizado por Robert Rodriguez, sendo o guião da autoria de James Cameron e Laeta Kalogridis. A produção competiu a James Cameron e Jon Landau, sendo a protagonista interpretada por Rosa Salazar. O elenco é ainda constituído por Christoph Waltz, Jennifer Connelly, Mahershala Ali, Ed Skrein, Jackie Earle Haley e Keean Johnson, entre outros. De um modo geral, a crítica especializada tem considerado o filme mediano.

Eis o spot televisivo mais recente:

Relembramos os 3 trailers anteriores:

Eis a sinopse:

Dos visionários James Cameron (Avatar) e Robert Rodriguez (Sin City), chega Alita: Anjo de Combate, uma aventura épica de esperança e força. Quando Alita (Rosa Salazar) acorda sem memória de quem ela é num futuro que ela não reconhece, esta é levada por Ido (Christoph Waltz), um médico bondoso que percebe que dentro desta ciborgue abandonada está o coração e alma duma jovem mulher com um passado extraordinário. Enquanto Alita aprende a lidar com a sua nova vida e caminhar pelas ruas traiçoeiras da Cidade de Ferro, Ido tenta protegê-la da sua misteriosa história, enquanto o seu novo amigo Hugo (Keean Johnson) a ajuda a recuperar as suas memórias. Mas é quando as forças mortais e corruptas que controlam a cidade vêm atrás de Alita que ela descobre uma pista para o seu passado – ela tem capacidades únicas de combate que quem está no poder não consegue controlar. Se ela conseguir ficar fora do seu alcance, Alita pode ser a chave para a salvação dos seus amigos, família e o mundo que ela amava.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.