BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Milo Manara

Nascimento: 13 de setembro de 1945
Naturalidade: Luson, Itália

Manara frequentou o liceu artístico de Verona e posteriormente estudou Arquitetura na universidade, cujo curso não concluiu. Dedicou-se à pintura, sem êxito, e tornou-se assistente do escultor espanhol Miguel Ortiz Berrocal, que o introduziu a bandas desenhadas como Barbarella de Forest e Les Aventures de Jodelle de Barbier e Peellaert, em 1967. Em 1969, começou a desenhar a série Genius na editora Furio Viano, cuja primeira série tinha sido uma fotonovela que seguia a vida de Lon Flag, um agente do FBI. Para reduzir os custos, Genius passou a ser publicada como uma revista de banda desenhada, tendo Manara desenhado os primeiros 22 números desta nova versão.

Foi o início de uma carreira que levou o autor, somente como ilustrador ou também como argumentista, a publicar diversas obras originais em Itália, França/Bélgica ou EUA, sendo frequentemente distinguido pelo conteúdo erótico de muitas das suas obras.

Em 2016, Manara foi laureado com o Grand Prix Saint-Michel na Bélgica, pelo conjunto da sua obra.

Obras publicadas em Portugal

One-shots

Séries

Caravaggio
  1. O Pincel e a Espada – Arte de Autor (2015)
  2. O Indulto – Arte de Autor (2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.