BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Goran Sudžuka

Nascimento: 23 de dezembro de 1969
Naturalidade: Zagreb, Croácia (antiga Jugoslávia)

Licenciou-se em 1988 na Escola de Artes Aplicadas e Desenho, sita em Zagreb. Começou por trabalhar com animação na Zagreb Film. Em 1990, iniciou uma colaboração com o argumentista Darko Macan em Albert the Butler, uma série de histórias curtas de terror, publicadas na Croácia e na Alemanha. Macan foi o argumentista de outras obras suas publicadas na Croácia, incluindo Svebor & Plamena, uma soap-opera adolescente que lhe valeu o Prémio de Melhor BD Realista na Croácia em 1997.

Em 1999, cocriou a série Outlaw Nation com o argumentista Jamie Delano para a chancela Vertigo da DC Comics, cujo trabalho o consagrou com o
Russ Manning Best Newcomer Award, atribuído na cerimónia dos Eisner Awards em 2001.

Outras séries cocriadas por Sudžuka são Lady Constantine (2003) e Hellblazer Presents: Chas – The Knowledge (2008) para a Vertigo, Ghosted (2013-2014) para a Image ou Secret Wars: Master of Kung Fu (2015) para a Marvel. Das diferentes obras para a DC, destaca-se ainda ter realizado regularmente o fill-in de Y: O Último Homem (2005-2007) e de Wonder Woman [vol. 4] (2013-2015).

Obras publicadas em Portugal

Séries

Y: O Último Homem

7. Bonecas de Papel – Levoir (2019)
8. Dragões de Kimono – Levoir (2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.