O 5.º volume de Harrow County intitula-se Abandonado.

Harrow County é uma série de banda desenhada norte-americana de ficção especulativa publicada pela Dark Horse Comics entre maio de 2015 e junho de 2018, ao longo dos 32 números da revista, tendo sido posteriormente compilada em 8 trade paperbacks (TPB) ou em 4 hardcovers (HC). Da autoria de Cullen Bunn e Tyler Crook, esta série de terror tem vindo a ser publicada em Portugal pela G. Floy. A edição nacional respeita os conteúdos da compilação em TPB mas apresenta uma encadernação em capa dura.

Oito meses após o quarto volume, encontra-se em distribuição nos pontos de venda de periódicos e no canal livreiro o quinto volume da série Harrow County, subintitulado Abandonado. A série inicia, deste modo, a sua segunda metade, começando a ser revelados muitos dos grandes segredos do condado de Harrow. Neste volume, encontram-se compilados os #17 a 20 da série original. Os #17 a 18, ao invés de serem ilustrados por Crook, contam com a arte de Carla Speed McNeil, que já tinha ilustrado o #9, publicado no terceiro volume. O volume 5 inclui também um dossier sobre o processo de colorização da série pelos coloristas deste volume, Jenn Manley Lee e o próprio Tyler Crook.

Refira-se, a título de curiosidade, que a primeira versão de Harrow County era uma série em prosa intitulada “Countless Haints”, que Bunn escrevia e publicava no seu site. A história foi reformulada e ajustada a uma série de BD com o cocriador Crook, que lhe conferiu um grafismo próprio.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O Abandonado, aquela figura enorme, ameaçadora, com os seus olhos amarelos e inquietantes, raramente sai da sua cabana escondida nas profundezas dos bosques do Condado de Harrow. Mas não foi sempre assim. E, quando um grupo de caçadores forasteiros chega a Harrow County em busca de caça grossa, vão encontrar algo muito para além do que imaginavam. E Emmy vai continuar a conhecer mais visitantes vindos do exterior, e a descobrir mais segredos do seu passado e das suas raízes, no volume que marca o início da recta final da série.

Cullen Bunn é um autor de comics americanos, bem conhecido pelas histórias que escreveu para a Marvel, em particular as suas minisséries de Deadpool (cujo primeiro volume a G.Floy já editou). É também um conhecido romancista de histórias de terror, e autor de inúmeras séries de comics independentes.

Tyler Crook trabalhou durante anos na indústria de videojogos, até ao lançamento, em 2011, de Petrograd, um romance gráfico escrito por Phillip Gelatt, que marcou a sua estreia na BD. Crook venceu também um Russ Manning Award, um prémio atribuído durante os Eisners, e que premeia o trabalho de um estreante no mundo da BD. É um dos convidados do XV Festival Internacional de BD de Beja, estando presente nos dias 31 de maio e 1 a 2 de junho de 2019.

A artista convidada neste volume, Carla Speed McNeil (que já anteriormente tinha participado na série), é um nome conhecido dos meios da banda desenhada mais independente nos Estados Unidos. A sua série de ficção científica Finder começou por ser autoeditada, antes de ser publicada pela Dark Horse. McNeil já foi nomeada para diversos prémios Eisner, tendo vencido o Russ Manning Award, bem como vários Ignatz Awards. Em 2011, foi galardoada com o Los Angeles Times Book Prize na categoria de Melhor Romance Gráfico com o livro Finder: Voice.

Harrow County vol. 5: Abandonado
Cullen Bunn, Tyler Crook & Carla Speed McNeil
Editora: G. Floy
Páginas: 120, a cores
Encadernação: capa dura
ISBN: 978-84-16510-89-4
PVP: 12,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.