O regresso de Riad Sattouf às livrarias.

O primeiro contacto com a obra de Riad Sattouf em Portugal ocorreu não através da banda desenhada mas sim do cinema. Que Belos Rapazes, um filme deste também realizador de cinema, estreou no nosso país em 2009. Somente em 2015 é que a sua BD começou a ser publicada em Portugal com a série galardoada O Árabe do Futuro, da qual a Teorema publicou os 3 primeiros volumes.

A Gradiva começa a editar uma outra série de BD do autor, que tem vindo a ser produzida paralelamente a O Árabe do Futuro. O Diário de Esther (Les Cahiers d’Esther, no original) é uma série pré-publicada no hebdomadário L’Obs, sendo cada ano compilado em álbum pela Allary Éditions. O propósito é o de documentar a vida quotidiana de uma filha de um casal amigo, entre os seus 10 e 18 anos de idade, estando previsto que o projeto ocorra entre 2015 e 2023. Em França, já se encontram publicados os primeiros 3 volumes, correspondendo aos 10 a 12 anos de Esther.

A edição nacional dos 10 anos de Esther será dividida em 2 volumes, estando o segundo livro planeado para ser editado em março.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A Gradiva apresenta o primeiro volume de O Diário de Esther, uma edição inspirada em pessoas reais: todos vão querer conhecer a criança de 10 anos cheia de imaginação que esta obra retrata. O que pensa sobre a escola, os amigos, a família e os ídolos? E o que não diz ela aos seus pais? Vale seguramente a pena saber: a mente de uma criança é cheia de surpresas! E nada melhor do que um diário para conhecer tudo. Ao mesmo tempo que diverte, esta obra é um retrato sobre os jovens de hoje, espelhando a sociedade que temos. Para ler com muito gosto.

Riad Sattouf
Nasceu em Paris em 1978, é autor de banda desenhada e ainda cineasta. Passou a sua infância na Argélia, na Líbia e na Síria, onde recebeu uma educação muçulmana. Regressa a França com 12 anos de idade, prosseguindo os seus estudos primeiro em Cap Fréhel e mais tarde em Rennes, onde obtém formação em Belas-Artes.
É atualmente um autor de BD de grande sucesso, tendo assinado, entre outras obras, Retour au collègePascal Brutal (Fauve d’or 2010) ou La vie secrète des jeunes, que publicou semanalmente em “tiras”, entre 2004 e 2014, na publicação Charlie Hebdo.  

O Diário de Esther: Histórias dos Meus 10 Anos vol. 1
Riad Sattouf
Editora: Gradiva
Páginas: 60
Encadernação: capa mole
Formato: 24 x 17 cm
ISBN: 978-989-616-873-5
PVP: 11,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.