bandasdesenhadas.com
Leitura Recomendada no segundo mês de 2019.

Tal como ocorreu em janeiro deste ano, em fevereiro regressa a Leitura Recomendada, com um novo calendário de atualizações. Mais uma vez, destacar-se-ão as novas entradas na Leitura Recomendada, tenham origem em obras publicadas nesse mês ou em meses anteriores. Sublinhe-se que, por óbvias questões de ordem logística, para as obras publicadas num dado mês, apenas serão tidas em conta as que foram lidas pelo Bandas Desenhadas.

Leitura Recomendada é a segunda versão da bedeteca ideal do site Bandas Desenhadas. Dela constam uma secção dedicada às edições de banda desenhada de países de língua portuguesa e outras às edições de banda desenhada de países de língua estrangeira, bem como uma terceira secção dedicada aos livros ilustrados.

Destaques de fevereiro de 2019

Das obras publicadas em fevereiro de 2019, há 4 que entram para a Leitura Recomendada, sendo uma delas 1 edição nacional e as restantes 3 traduções de material estrangeiro.

Y, O Último Homem vol. 7: Bonecas de Papel e vol. 8: Dragões de Kimono, de Brian K. Vaughan, Pia Guerra e Goran Sudžuka não foram lidos nem em fevereiro nem sequer na edição nacional. No entanto, a totalidade desta série já constava, na versão norte-americana original, da primeira versão da bedeteca ideal do site, pelo que nos parece apropriada a inclusão dos livros editados pela Levoir este mês na Leitura Recomendada. Relembra-se que estes dois volumes foram originalmente publicados pela chancela Vertigo da DC Comics em 2006, sendo a sua leitura recomendada a maiores de 17 anos. Saiba mais sobre o volume 7 aqui e sobre o volume 8 aqui.

Planície Pintada, de Diniz Conefrey & Maria João Worm, dedica-se aos povos nativos norte-americanos, seja no que toca aos textos apresentados, seja na construção gráfica exercida. O resultado é um exercício documental e poético inigualável. Saiba mais sobre o livro aqui. Relembra-se que Os Labirintos da Água, da autoria de Conefrey, igualmente editado pela Quarto de Jade, já tinha integrado a Leitura Recomendada.

Monstress vol. 3: Refúgio, de Marjorie Liu & Sana Takeda, foi publicado originalmente pela norte-americana Image, sendo a edição nacional da Saída de Emergência. Nesta série multipremiada, convergem o folclore e a cultura popular asiática, em especial a chinesa e japonesa, bem como o género fantástico em geral e o steampunk em particular, criando um universo simultaneamente original mas familiar, visualmente a lembrar simultaneamente a art déco, o manga e os comics. As personagens são complexas e revelam ambiguidades morais, numa história onde se aborda o matriarcado, a escravidão, o racismo, a agressividade enquanto uma necessidade para exercer o direito de expressão, a guerra e as experiências pós-traumáticas da mesma. Saiba mais sobre o terceiro volume aqui.

Outras entradas lidas este mês

Outra obra lida este mês que entra na Leitura Recomendada foi publicada há muitos meses, de seu título TLS Series vol. 2: Silêncio.

TLS Series vol. 2: Silêncio é a segunda antologia coeditada pela G. Floy e a ComicHeart da série dedicada à compilação de trabalhos de autores do The Lisbon Studio e seus convidados. De um modo geral, a recomendação de uma antologia é sempre difícil, dada a eventual coexistência de obras mais e menos conseguidas num único objeto. Com este segundo volume, editado em 2017 e subordinado à temática do silêncio, atinge-se um equilíbrio de propostas que torna este livro passível de integrar a Leitura Recomendada enquanto aglutinador de bandas desenhadas curtas, com trabalhos dos autores Darsy Fernandes, Bárbara Lopes, Nuno Rodrigues e Filipe Duarte Pina, Marta Teives e Pedro Vieira de Moura, Paula Bivar de Sousa, Pedro Ribeiro Ferreira, Jorge Coelho e André Oliveira e Ricardo Cabral. Registe-se que a BD Monstros foi galardoada com o Prémio de Melhor Argumento (da autoria de Pina) no Amadora BD 2018. Saiba mais sobre o volume aqui.

A propósito…

Nesta secção, complementam-se as entradas na Leitura Recomendada com obras relacionadas. Uma das entradas são os 6 volumes anteriores de Y, O Último Homem, editados pela Levoir em Portugal entre 2017 e 2018.

Por seu turno, incluem-se também os dois primeiros volumes de Monstress, editados pela Saída de Emergência entre 2017 e 2018.

E ainda…

Por fim, as entradas na Leitura Recomendada que têm origem em leituras realizadas em meses anteriores e que, pouco a pouco, irão sendo integradas.

Este mês, optámos por introduzir 3 livros de ilustração da primeira versão da Leitura Recomendada que ainda não tinham sido reintegrados: Desencontros de Jimmy Liao (Kalandraka, 2014), Já Não Há Maçãs no Paraíso de Max Tilmann (MMMNNNRRRG, 2007) e Barriga da Baleia de António Jorge Gonçalves (Pato Lógico, 2014).

A mais recente versão da listagem Leitura Recomendada para consulta pode ser obtida aqui. Regressamos em breve com mais recomendações de leitura.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.