A conclusão da BD do volume 2.

Com Bloom, conclui-se não somente o volume 2 da coleção da Levoir dedicada ao 80.º aniversário do Batman, distribuída com o Público, mas também é a última contribuição da revista norte-americana Batman (vol. 2) para a coleção. Este volume reúne os #47-51 da série norte-americana, originalmente publicados entre janeiro e maio de 2016. A capa do volume corresponde à revista #50, desenhada por Cappulo.

Se os primeiros 6 meses de Os Novos 52, com reinício da numeração das revistas e da cronologia, se revelaram uma aposta ganha pela DC do ponto de vista comercial, com vários dos seus títulos a encabeçar as vendas, a partir do 7.º mês a maioria das revistas começou a descer nas tabelas, voltando os primeiros lugares a ser ocupados pelos títulos da Marvel mais vendidos e ocasionalmente um The Walking Dead da Image.

No entanto, durante esta fase, a revista com um sucesso comercial constante foi sem dúvida a de Batman, com o duo criativo de Scott Snyder e Greg Capullo, a qual se manteve mês após mês no Top 5 (com somente 4 exceções) e vendas sempre acima dos 100000 exemplares, ao contrário das restantes revistas de Os Novos 52. Conseguiu ainda que as suas revistas #19, 25, 27, 29, 32, 34 (estas seis, inéditas em Portugal), #37 (em Jogo Final) e #50 (em Bloom) chegassem ao 1.º lugar de vendas.

Peso Pesado e Bloom seguem-se a Jogo Final, o 1.º volume da coleção da Levoir, onde um confronto entre Batman e Joker, à semelhança de Sherlock Holmes e Moriarty, faz crer que ambos os personagens faleceram. Se em Peso Pesado, Gordon assumiu a identidade de Batman, com Bloom há que regressar ao status quo. Apesar do menor sucesso destes números de Batman, que não permitiram a Snyder e Capullo fechar a série com chave de ouro (tal teria ocorrido com Jogo Final), a sua proposta também não desmereceu o trabalho do duo.

Este arco foi publicado nas revistas brasileiras Batman (Os Novos 52) #48-49 e 51, distribuídas nos pontos de venda de periódicos portugueses entre março e junho de 2017.

A nível de edição nacional, eis onde foram publicados os diferentes números de Batman (vol. 2):

  • #1-7: Corte das Corujas (Levoir, 2016)
  • #8-11: Cidade das Corujas (Levoir, 2016)
  • #12 – inédito
  • #0 – inédito
  • #13-17: O Regresso do Joker (Levoir, 2016)
  • #18-23 – inéditos
  • #23.1, 23.2, 23.3 e 23.4 – inéditos
  • #24-34 – inéditos
  • #35-40: Jogo Final (Levoir, 2019)
  • #41-43: Peso Pesado (Levoir, 2019)
  • #44 – inédito
  • #45-46: Peso Pesado (Levoir, 2019)
  • #47-51: Bloom (Levoir, 2019)
  • #52 – inédito

A série norte-americana contou ainda com 4 revistas anuais e uma especial, as quais também se encontram inéditas em Portugal.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A morte na banda desenhada é sempre uma transição. Raramente é permanente e quase sempre leva o herói a aprender por si. Em Bloom, terceiro volume da colecção Batman 80 Anos, com saída em banca 7 de março, vamos ter a conclusão da saga de Scott Snyder e Greg Capullo do Batman Novos 52.
Bloom é um dos primeiros inimigos no caminho de Gordon e ele não está a conseguir lidar com o problema, o verdadeiro Batman vai ter de regressar.  Gordon recorre a Bruce Wayne para analisar a droga criada pelo vilão, um composto capaz de dar habilidades especiais a quem a utiliza. No entanto, o Batman original talvez não seja a pessoa mais certa para este tipo de trabalho e recusa ajudar na investigação.
Bruce Wayne não pode nem quer recordar o seu passado como Batman, ele que quase foi morto num ataque do Joker, vive agora como um qualquer habitante de Gotham City e está apaixonado por uma mulher extraordinária com quem trabalha num dos centros para jovens, onde ajuda as crianças da cidade que ele adora. Mas os ecos e as memórias escondidas de um passado que esqueceu, negro e cheio de violência continuam a puxar por ele…, mas se responder ao apelo de Batman, o que acontecerá à vida feliz que, entretanto, construiu? Quanto tempo vai durar esta vida de sossego?

Batman 80 Anos vol. 3: Bloom
Scott Snyder & Greg Capullo
Editora: Levoir
Páginas: 152, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 170 x 257 mm
PVP: 11,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.