A banda desenhada do youtuber britânico Ali-A.

Em 2017, não foi só o youtuber português Wuant que viu ser editado um livro de banda desenhada da sua autoria. Nove meses depois do livro português, foi editado no Reino Unido pela chancela Puffin Books da editora Penguin Books o livro de BD do youtuber Ali-A. A edição nacional de As Aventuras de Ali-A: Vamos Jogar! (Ali-A Adventures – Game On!, no original) data de outubro de 2018 e é da Gailivro.

Atualmente com mais de 16 milhões de subscritores, o canal principal do youtube de Alastair Aiken (n. 6 de novembro de 1993), vulgo Ali-A, ultrapassou a fasquia dos 10 milhões de subscritores em 2018. O seu segundo canal, More Ali-A, conta atualmente com mais de 5 milhões de subscrições. E, em 2018, ele e a sua parceira Claire Siobhan (que também tem o seu próprio canal), criaram o canal Clare & Ali.

Ali-A é um dos youtubers mais populares a nível mundial, sendo considerado por alguns jornalistas um dos britânicos mais influentes. O canal principal de Ali-A é dedicado a videojogos, tendo inclusivamente em 2015 sido galardoado com dois Guinness World Records para o Canal Mais Popular por visualizações sobre a série de videojogos Call of Duty e o Canal Mais Popular por subscrições sobre a série de videojogos Call of Duty.

Por seu turno, More Ali-A foca-se mais noutros videojogos, como Minecraft, bem como no seu quotidiano e viagens que realiza. Em 2015, foi também galardoado com mais dois Guinness World Records, A Escada Mais Alta Construída num Minuto no Minecraft e O Maior Número de Blocos de Madeira Coletados em 3 Minutos no Minecraft.

Dada a omnipresença do gaming, não será de estranhar que o argumento da sua banda desenhada, protagonizada pelo próprio Ali-A, a sua parceira Claire e a sua cadela Eeve, se relacione também com videojogos.

O coargumentista da obra foi o britânico Cavin Scott (n. 17 de abril de 1973, Bristol), autor de diversos livros, contos, bandas desenhadas e peças radiofónicas, com uma frequente incidência em obras pertencentes a franchises.

Aleksandar Sotirovski é o diretor criativo do livro, sendo as ilustrações da sua responsabilidade e da sua equipa de desenhadores – Marta Mesas, Daniel Sanchez Limon, Paulo Moran, Gergely Fóriz, John Batten, Leo Campos, Martyn Cain, Janos Jatner e Kevin Hopgood.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis o trailer original:


E eis uma apresentação do livro por Ali-A:

Eis a sinopse da editora:

Ninguém esperaria que um videojogo fosse tão realista como este! Quando um bando de extraterrestres impiedosos aparece no lançamento de um jogo novo e empolgante, Ali-A, o ícone dos videojogos terá de transformar-se num herói da vida real. Será que o Ali vai conseguir derrotar o grande vilão final e salvar o dia?

As Aventuras de Ali-A
Alaistair Aiken & Cavan Scott
Editora: Gailivro
Páginas: 192
Encadernação: capa dura
Dimensões: 16,5 x 21 cm
ISBN: 9789892343464
PVP: 15,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.