A adaptação da obra de Eça de Queiroz por Eduardo Teixeira Coelho.

O conto O Suave Milagre da autoria de Eça de Queiroz foi publicado originalmente na franco-brasileira Revista Moderna em 1892. Seria reunido, em conjunto com outros contos de Eça de Queiroz, num livro intitulado Contos, editado pela Livraria Chardron de Lello & Irmäo em 1902. Foi nas páginas de O Mosquito (1.ª série) que foi publicada originalmente a adaptação de O Suave Milagre à banda desenhada, da autoria de Eduardo Teixeira Coelho.

Esta BD foi publicada em 1950 em O Mosquito (1.ª série) #1188-1200. Seria republicada numa brochura do Clube Português de Banda Desenhada (CPBD) em 1977 e no Almanaque O Mosquito de 1984. Paralelamente, foi editada pela editora Vega no álbum Contos de Eça de Queiroz, no qual, se compilaram as outras duas bandas desenhadas adaptadas por ETCoelho baseadas em contos de Eça de Queiroz, publicadas em O MosquitoO Defunto (1950) e O Tesouro (1952). Este volume conheceu três edições pela editora Vega, com capas distintas (1983, 1984 e 1993).

Registe-se, como curiosidade, o trabalho José Carlos Teixeira no volume da Vega, cuja adaptação do texto está devidamente creditada no livro:

Para além da modernização ortográfica, a adaptação realizada consistiu na paráfrase do texto que tinha sido utilizado n’ O Mosquito, que era basicamente o do próprio Eça de Queiroz, se bem que simplificado até porque não era integral (por exemplo, eliminando descrições redundantes, porque evidentes na imagem). A Vega preferiu publicar um texto mais ligeiro que o original do Eça e também, provavelmente, para evitar problemas com os editores da obra literária nos anos 80, mesmo que aquela já estivesse no Domínio Público, o que era o caso.

– Leonardo De Sá, 2019

O fanzine Fandaventuras reedita este mês O Suave Milagre, a propósito das comemorações do 1.º centenário de Eduardo Teixeira Coelho. O texto apresentado não é o do volume da Vega mas sim o constante da publicação do CPBD. Esta reedição apresenta uma nova colorização de José Pires.

Clique na imagem para a visualizar em toda a sua extensão:

Os interessados em obter exemplares de Fandaventuras devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

O Suave Milagre (baseada na obra de Eça de Queiroz)
Eduardo Teixeira Coelho
Série: Fandaventuras
Chancela: Serafim & Malacuéco, Inc.
Páginas: 12, a cores
Encadernação: capa mole


Artigo revisto em 29 de março de 2019. O Bandas Desenhadas agradece a Leonardo De Sá a clarificação do papel de José Carlos Teixeira.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.