A adaptação batmaniana de Um Cântico de Natal de Charles Dickens.

Com o quinto volume dedicado ao 80.º aniversário de Batman, a Levoir, em conjunto com o Público, edita uma banda desenhada original do Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Lee Bermejo. Publicada originalmente nos EUA em 2 de novembro de 2011, Batman: Noel – Um conto de Natal (Batman: Nöel, no original) baseia-se na novela clássica Um Cântico de Natal de Charles Dickens.

Esta obra de Dickens, originalmente editada em 19 de dezembro de 1843 com as ilustrações de John Leech, tem vindo a conhecer inúmeras adaptações no mais diferentes media, desde o teatro, ópera, cinema, televisão, interpretações radiofónicas e discográficas até à banda desenhada, bem como inspirado inúmeros trabalhos derivados da obra original nos quais se mantêm alguns dos elementos que tornaram famosa a novela. Inspirou ainda Carl Barks na criação do personagem Scrooge McDuck (vulgo Tio Patinhas, em Portugal).

Tal como tinha acontecido em Joker, com argumento de Brian Azzarello e ilustrações de Bermejo, a história é narrada por um dos malfeitores da quadrilha de Joker. O personagem Scrooge tem a sua equivalência em Batman, enquanto que a Robin (Jason Tood), Mulher-Gato, Super-Homem e Joker correspondem respetivamente os personagens de Jacob Marley, Fantasma dos Natais Passados, Fantasma do Natal Presente e Fantasma dos Natais Futuros.

Resgiste-se que esta obra não só é inédita no nosso país, como não foi distribuída em Portugal a edição brasileira da mesma.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A história desta semana, Batman: Noel – Um Conto de Natal, é o volume 5 da Colecção Batman 80 Anos com  saída em banca a 21 de Março. Publicada pela DC em Novembro de 2011 é uma das melhores representações dos dramas pessoais do Homem-Morcego e uma homenagem à obra do escritor inglês Charles Dickens, Conto de Natal (A Christmas Carol no original).
Escrita e ilustrada por Lee Bermejo, autor sobejamente conhecido dos leitores portugueses, em trabalhos já editados pela Levoir como Joker e Lex Luthor: Preconceito e Orgulho. Bermejo estreia-se como autor completo com esta peculiar versão de Um Conto de Natal.
Com uma arte primorosa que se destaca desde a primeira página, Lee Bermejo escolhe um narrador omnisciente que dialoga com o seu leitor. Simultaneamente à narrativa, acompanhamos o Homem-Morcego na captura de um elemento do gangue do Joker, vilão que acaba de fugir de Arkham. Pelas ruas cobertas de neve de Gotham City, acontece uma bizarra sequência de eventos, que  ameaçam roubar a sua alma para sempre.  Devido ao frio, Batman acaba por adoecer e, combalido, recebe a visita de três espíritos, mas os espíritos não são fantasmas, e sim encontros que o Batman vai tendo durante a noite. O passado vai revelar-se na forma de Catwoman e a lembrança de quem Batman já fora anteriormente.  O amigo Superman representando o presente e a sua visão mais optimista da humanidade, que contrasta com a visão do Homem-Morcego.  E, por último o inimigo Joker como o futuro, que traz  uma visão perturbadora de como será o mundo se a visão que Bruce Wayne tem da humanidade for sempre negra. São estes três personagens que durante a sua visita levaram Batman a uma análise de si e dos seus medos.
A paleta de cores mais clara e mais alegre, em tons pasteis da colorista Barbara Ciardo, com quem Bermejo volta a trabalhar depois da história curta do Super-Homem para a revista Wednesday Comics — acentua o lado mais luminoso de conto de fadas, não interferindo com o estilo gráfico inconfundível que já se tornou uma imagem de marca de Bermejo. Um belo clássico, graficamente deslumbrante, que mostra que, mesmo em Gotham City, o Natal é “sempre que um homem quiser”. Uma história a não perder.

Batman 80 Anos vol. 5: Noel – Um Conto de Natal
Lee Bermejo
Editora: Levoir
Páginas: 104, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 170 x 257 mm
PVP: 11,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.