Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe em BD

O Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto em Banda Desenhada.
Em dezembro de 2018, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto editou a publicação Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe em Banda Desenhada, com argumento de Fátima Magalhães e Conceição Magalhães e ilustrações de Mário José Teixeira, tendo como objetivo dar a conhecer aos leitores a história e algumas curiosidades sobre o núcleo museológico instalado nos edifícios da antiga estação ferroviária terminal da Linha do Tâmega.
A banda desenhada simula uma visita de estudo de crianças portuenses ao núcleo supramencionado, onde tomam contacto não só com os espaços da antiga estação, em tempos considerada a “Estação Mais Florida de Portugal”, mas também com o espólio deste núcleo do Museu das Terras de Basto, onde se encontram diversas locomotivas e carruagens, incluindo duas carruagens reais utilizadas pelo Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia de Orleães em junho de 1907.
A autarquia cabeceirense tem vindo a apostar nos últimos anos na banda desenhada enquanto meio de divulgação cultural, tendo sido publicados:
- O Foral de Cabeceiras de Basto (2014)
- O Nosso Mosteiro (2015)
- A Lenda do Basto (2016)
- Ponte de Cavez (2017)
Todas estas bandas desenhadas têm contado com as ilustrações de Mário José Teixeira. Clique nas imagens para visualizar as capas destas publicações em toda a sua extensão:
Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe em Banda Desenhada
Fátima Magalhães, Conceição Magalhães & Mário José Teixeira
Editora: Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
Páginas: 28
Encadernação: capa mole com agrafes
Formato: 23 x 16 cm
ISBN: 978-989-99897-5-7
SOBRE O AUTOR |

- Administrador
- Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Últimos artigos
ARTIGOS2021.02.23Os Filhos de El Topo
CINEMA, TV & MEDIA2021.02.23Helstrom, da Marvel
ARTIGOS2021.02.22José Ladrönn
ARTIGOS2021.02.22O Castelo dos Animais
Deixe um comentário