O regresso ao Batman da revista Detective Comics de Os Novos 52.

Este é o segundo e último volume da série da Levoir dedicada ao 80.º aniversário de Batman inteiramente dedicado à revista Detective Comics (vol. 2), isto é, uma das séries de BD norte-americanas do Cavaleiro das Trevas durante a fase Os Novos 52. Ícaro é o primeiro arco de histórias na revista da autoria de Francis Manapul e Brian Buccellato (cf. autores anteriores da revista aqui). Esta BD foi publicada nos #30-34 da série supramencionada, originalmente publicada entre junho e outubro de 2014. O duo Manapul e Buccellato assina o argumento, com Manapul responsável pelos desenhos e arte-final e Bucellato pelas cores.

Posteriormente, a série norte-americana teve como criadores Benjamin Percy e John Paul Leon (#35-36), antes do regresso de Manapul e Buccelatto (#37-40). O duo prosseguiu com as ilustrações de Fernando Blanco nos #41-44. Seguiram-se Peter Tomasi e Marcio Takara (#45-46), Ray Fawkes e Steve Pugh (#47) e, finalmente, Peter Tomasi e Fernando Passarin (#48-52, com a colaboração de Scot Eaton nos desenhos no #50).

No que toca à banda desenhada Ícaro, já tinha sido distribuída nas bancas nacionais entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016 através da importação das revistas brasileiras Batman (2.ª série) #32-33 e #35.

A nível de edição nacional, eis onde foram publicados os diferentes números de Detective Comics (vol. 2):

  • #1-12 – inéditos
  • #0 – inédito
  • #13-23 – inéditos
  • #23.1, 23.2, 23.3 e 23.4 – inéditos
  • #24 – inédito
  • #25-29: Gothtópia (Levoir, 2019 – não estão presentes todas as BD publicadas originalmente nesses números)
  • #30-34 – Ícaro (Levoir, 2019)
  • #35-52: inéditos

A série norte-americana contou ainda com 3 revistas anuais e 3 especiais, as quais também se encontram inéditas em Portugal.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Na Colecção Batman 80 anos, muita da beleza das histórias está na arte, esta semana a cargo do argumentista Francis Manapul e do colorista Brian Buccellato, que entram em cena como os novos “contadores de histórias”. Manapul tem um estilo maravilhoso, que é ao mesmo tempo simples e incrivelmente detalhado, Buccellato dá à história cores exuberantes, tornando-a uma das mais belas desta colecção.
A revista Detective Comics da era Novos 52 volta a estar em destaque com a publicação no próximo dia 28 de Ícaro, o primeiro arco de histórias da dupla Francis Manapul/Brian Bucellato na mais antiga revista do Cavaleiro das Trevas.
Quando Elena Aguila é assassinada à porta da Mansão Wayne, Bruce vê-se no centro da investigação do detective Bullock.  Batman, o Maior Detective do Mundo, tem de investigar um caso que envolve uma nova, letal e misteriosa droga, que está a devastar as ruas da Gotham. Uma droga chamada Ícaro que, tal como o personagem mitológico que lhe dá nome, que morreu por se aproximar demasiado do Sol, tem o desagradável efeito secundário de provocar a combustão espontânea de quem a consome. Mas essa droga não é o único desafio que Batman tem de enfrentar, pois entre os seus opositores nesta história estão vários políticos corruptos, grupos criminosos rivais e… uma lula gigante. O grande confronto desta história acaba por ser entre dois detectives: Batman e o tenente Harvey Bullock que, com o comissário Gordon na prisão — na sequência dos eventos da série Batman: Eternal, que envolveu todas as personagens do universo da série Batman — assume aqui um protagonismo pouco habitual, sendo a sua interacção com o Batman um dos pontos altos da história.

Batman 80 Anos vol. 6: Ícaro
Francis Manapul & Brian Bucellato
Editora: Levoir
Páginas: 124, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 170 x 257 mm
PVP: 11,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.