A compilação da minissérie original Batman: Black and White.

O 7.º volume da série da Levoir em parceria com o Público dedicada ao 80.º aniversário do Batman compila a primeira minissérie Batman: Black and White, originalmente publicada nos EUA entre junho e setembro de 1996. Ao contrário do que o subtítulo do volume possa levar a pressupor (Os Melhores Contos Noir), o livro é a compilação integral das 4 revistas norte-americanas, contendo as 20 bandas desenhadas curtas produzidas pelos diferentes autores.

Deste modo, o volume conta com trabalhos de Ted McKeever, Bruce Timm, Joe Kubert, Howard Chaykin, Archie Goodwin & José Muñoz, Walt Simonson, Jan Strnad & Richard Corben, Ken Williams, Chuck Dixon, Neil Gaiman & Simon Bisley, Bill Sienkiewicz, Dennis O’Neil & Teddy Kristiansen, Brian Bolland, Jan Strnad & Kevin Nowlan, Archie Goodwin & Gary Gianni, Dennis O’Neil & Brian Stellfreeze e Katsuhiro Otomo. Cada BD tem 8 páginas, tendo sido concebida para ser impressa a preto e branco. O volume inclui as minibiografias de 1 página dos autores das bandas desenhadas.

A título de curiosidade, registe-se que, nos EUA, o sucesso desta iniciativa levou a DC Comics a continuá-la na revista Batman: Gotham Knights, através da inclusão de uma BD curta secundária a preto e branco em cada número. Tal ocorreu desde o primeiro número da série supramencionada, datado de março de 2000, até ao #49 (março de 2004), inclusive. Estas 49 BD foram coligidas nos EUA no 2.º e 3.º volumes da série de coletâneas Batman: Black & White.

A DC editaria ainda um 4.º volume que compila a segunda minissérie em nome próprio, num formato semelhante ao da minissérie de 1996 mas desta vez com direito a 6 números, publicada entre novembro de 2013 e abril de 2014.

Para os leitores e colecionadores de revistas brasileiras de BD informa-se que a minissérie norte-americana de 1996 foi editada pela primeira vez pela Abril em 1998 no formato de minissérie em 4 números, com o título Batman: Preto e Branco. Seguiu-se a compilação da Mythos em 1999. A Panini Brasil editou também a compilação o ano passado, não tendo a mesma sido exportada para Portugal.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Originalmente concebida como uma série de comics a preto e branco, Batman: Black and White foi publicado nos EUA pela primeira vez em 1996, tornando-se numa das mais belas homenagens ao universo do Cavaleiro das Trevas. Em Portugal, a Levoir e o Público editam-no a 4 de Abril e os leitores portugueses vão poder descobrir este marco incontornável nas oito décadas de história do Cavaleiro das Trevas.
Batman: Black & White – Os mellhores contos noir, que, como muito bem indica o título, é totalmente a preto e branco, é composto por histórias de oito páginas. É uma aposta arriscada, mas que deixará o leitor surpreendido. À época da primeira publicação era ponto assente no mundo da edição de comics que o preto e branco não vendia, apesar de honrosas excepções como o Sin City, de Frank Miller. A ideia de lançar este livro  partiu do editor Mark Chiarello que, para além de ter sido editor e director de arte da DC até há bem pouco tempo, é também colorista e desenhador de BD. Neste volume, temos 20 histórias especiais, auto conclusivas e totalmente independentes entre si. Acção, crime, intriga, esperança, reflexões… tudo à volta da figura do Homem-Morcego.
Em termos gráficos, o elenco é absolutamente de luxo, incluindo desenhadores habituados ao mundo dos comics de super-heróis, como Joe Kubert, Bruce Timm, Howard Chaykin, Walt Simonson, Simon Bisley, Klaus Janson, Matt Wagner, Bill Sienkiewicz, Kevin Nowlan e Brian Stelfreeze.
Mas  a  grande  surpresa desta antologia é a presença de autores de outras latitudes, como o japonês Katshuiro Otomo, o mestre da BD e animação japonesa, criador do mítico Akira, o italiano Tanino Liberatore, desenhador de RanXerox, e o argentino José Muñoz, criador, com o seu compatriota Carlos Sampayo, do detective Alack Sinner e da biografia em BD da cantora Billie Holiday, também já publicada em Portugal numa parceria Levoir/Público.
A arriscada aposta de Chiarello acabou por se revelar um sucesso tremendo, ganhando dois prémios Eisner e um prémio Harvey e dando origem a mais três antologias com o mesmo título, publicadas em 2001, 2004 e 2013 e diversas vezes reeditadas.

Batman 80 Anos vol. 7: Black & White – Os Melhores Contos Noir
vários autores
Editora: Levoir
Páginas: 200, a preto e branco
Encadernação: capa dura
Formato: 170 x 257 mm
PVP: 11,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.