Singularidades.

Em março, o terceiro volume da série norte-americana de banda desenhada Descender, da autoria de Jeff Lemire e Dustin Nguyen, foi um dos lançamentos do Coimbra BD – 4.ª Mostra Nacional de BD. Entretanto, segundo a editora G. Floy, o livro, subintitulado Singularidades, já se encontra disponível nos pontos de venda de periódicos. Deste modo, atingiu-se a metade da série, planeando a editora publicar os restantes 3 livros até ao 1.º trimestre de 2020.

Singularidades compila as bandas desenhadas das revistas Descender #12-16, originalmente publicadas pela Image entre 15 de junho e 26 de outubro de 2016. A capa do volume corresponde à capa do número 12, ilustrada por Nguyen.

Registe-se que, nos EUA, após o término de Descender em julho do ano passado, foi anunciado o lançamento da série Ascender, dos mesmos autores, cujo início está agendado nos EUA para o dia 24 de abril de 2019. Ascender prossegue a odisseia transcendental de Descender, tendo lugar uma década após o desfecho de Descender e tendo como protagonista uma rapariga chamada Mila, deixando o género principal deste épico de ser a ficção científica para se focar na fantasia.

Clique nas imagens de Singularidades para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Dez anos depois de uma súbita invasão de robots do tamanho de planetas – os Colectores – ter devastado a galáxia, um jovem andróide chamado TIM-21 acorda para descobrir que todos os robots foram proibidos e colocados fora-da-lei. TIM talvez esconda os segredos dos Colectores no seu ADN mecânico, e rapidamente se transforma no robot mais procurado num universo em que os andróides foram colocados fora-da-lei, e em que os caçadores de prémios espreitam em todos os planetas da galáxia.
Cinco histórias separadas que revisitam o passado desta saga cósmica, cinco pontos singulares na linha do tempo que levará Tim-21, o Dr. Quon e a Capitã Telsa, Bandit e Broca, e todos os protagonistas de DESCENDER até ao seu momento presente, e que prepararão os leitores para os acontecimentos tremendos do volume 4!

JEFF LEMIRE é um autor best-seller do New York Times, com uma carreira como escritor e artista de romances gráficos de sucesso. Venceu em 2008 e 2013 o Shuster Award for Best Canadian Cartoonist, que premeia o melhor artista de BD canadiano. Foi também nomeado oito vezes para os prémios Eisner, e venceu em 2017 com a sua série de super-heróis Black Hammer o prémio de Melhor Nova Série. Foi também nomeado para sete prémios Harvey e oito Shuster Awards. A sua mais recente obra foi o romance gráfico Roughneck, que a Publishers Weekly descreveu como um livro “poderoso”.

DUSTIN NGUYEN é outro artista de comics best-seller dos EUA, conhecido por obras como Wildcats v3.o, The Authority Revolution, Batman, Superman/Batman, Detective Comics, Batgirl e Batman: Streets of Gotham. É um dos mais requisitados artistas actuais de capas para as grandes editoras americanas. Com Descender, Dustin Nguyen venceu em 2015 o Prémio Eisner para Melhor Arte Pintada, um dos mais prestigiados dos comics.

Descender vol. 3: Singularidades
Jeff Lemire & Dustin Nguyen
Editora: G. Floy
Páginas: 120, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 19 x 28 cm
ISBN: 978-84-16510-92-4
PVP: 13,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.