No próximo sábado, dia 13 de abril, as portas do Celeiro da Patriarcal iram-se abrir para dar inicio a mais uma edição da Cartoon Xira. Esta Mostra dos melhores cartoons de 2018 produzidos em Portugal, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que este ano comemora a sua 20.ª edição.

Nesta edição de 2019, voltam a estar presentes trabalhos realizados por dois cartoonistas vila-franquenses, António Antunes, que comissaria a exposição, e Vasco Gargalo, a que se juntam José Bandeira, Carlos Brito, André Carrilho, Cristina Sampaio, António Jorge Gonçalves, António Maia, Rodrigo Matos, Henrique Monteiro e Cristiano Salgado.

Para além dos Cartoons que ilustram o ano de 2018, a Cartoon Xira conta com a presença da cartoonista argentina Marlene Pohle, que apresenta um total de 100 desenhos realizados em Vila Franca de Xira, durante as Festas do Colete Encarnado do ano passado. A exposição “Ao Correr da Pena” é o resultado dessa presença e do trabalho realizado nesses dias, em que esta talentosa artista colocou nos seus cartoons as personagens e os sítios mais emblemáticos da cidade ribatejana. Esta é assim uma exposição inédita, que transpõe para a Cartoon Xira diversos aspetos da realidade vila-franquense, tais como as esperas de toiros e outros momentos do Colete Encarnado, e também o Bairro dos Avieiros, as Tertúlias, o Jardim Municipal, a Praça de Toiros, os Museus e Mercado Municipal.

A Cartoon Xira estará patente até ao dia 21 de julho e a entrada é gratuita.

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.