BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Scott Snyder

Nascimento: 15 de janeiro de 1976
Naturalidade: Nova Iorque, EUA

Licenciou-se em Escrita Criativa na Brown University em 1998. Tem lecionado escrita em diversas instituições norte-americanas, como a New York University, Columbia University e Sarah Lawrence College.

Começou a sua carreira enquanto escritor de prosa com uma coletânea de contos da sua autoria, intitulada Voodoo Heart (Dial Press, 2006). Posteriormente, um conto seu foi publicado na antologia Who Can Save Us Now? Brand-New Superheroes and Their Amazing (Short) Stories (Free Press, 2008).

Em 2009, começou a escrever para a Marvel Comics, tendo o seu trabalho sido publicado em 6 revistas, incluindo os 4 números da minissérie Iron Man Noir (2010).

Em 2010, começou a ser publicada na Vertigo a primeira série criada por si, American Vampires, que lhe valeu um Prémio Harvey e um Prémio Eisner. Tal marcou o início de uma colaboração prolífica com a DC Comics, tendo inclusivamente assinado um contrato de exclusividade. O seu principal trabalho tem sido com o personagem Batman, quer antes, durante e depois da fase Os Novos 52. Entre outras bandas desenhadas que escreveu para a DC, destacam-se as dedicadas ao Monstro do Pântano e ao Super-Homem. Quanto à chancela Vertigo, publicou a série limitada The Wake, a qual valeu a Snyder mais um Prémio Eisner.

Paralelamente, tem publicado algumas minisséries na editora Image, incluindo Severed (2011-2012), Wytches/Bruxas (2014-2015) e A.D.:After Death (2016-2017).

Obras publicadas em Portugal

Séries

Batman (vol. 2)
  • Vol. 7: Jogo FinalLevoir (2019)
  • Vol. 8: Peso Pesado – Levoir (2019)
  • Vol. 9: Bloom – Levoir (2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.