Mário José Teixeira

Mário José Teixeira

BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Mário José Teixeira

Nascimento: 19 de maio de 1962
Naturalidade: Chimoio, Sofala, Moçambique
Nacionalidade: Portuguesa/Canadiana

Frequentou o Ensino Secundário na vertente de Design na Escola Soares dos Reis (1978/9), no Porto, e mais tarde no Liceu da Maia. Nessa altura, uma BD sua de duas páginas foi publicada num manual escolar de Português da Porto Editora. Em 1984/85, frequentou o Curso de Ingresso ao Ensino Superior Artístico (CIESA) na Cooperativa de Ensino Árvore (que vem a suspender) e curso livre de Cinema de Animação Clássico. Trabalhou em publicidade no Porto como desenhador gráfico e criativo, antes de, entre 1986 e 1990, emigrar para Toronto (Canadá), onde executou alguns trabalhos de Banda Desenhada, cartoons e ilustração.

Foi membro fundador da primeira Associação de Cartunistas de Portugal (FECO Portugal). Organizou uma tertúlia mensal de Banda Desenhada (Comic Jam) em Leiria. Manteve colaboração com diferentes colaborações, como o Bronkit (suplemento de humor do jornal Trevim-Lousã),Garajau (jornal de humor madeirense), Fátima Missionária, BIC (Boletim Informativo de Cavez) e Exclaim, Store Front Paper, Slam no Canadá. Foi cartunista durante dois anos no Jornal da Marinha Grande, tendo ainda participações esporádicas com cartoons e tiras cómicas no Jornal de Notícias e Diário de Notícias.

Sob o pseudónimo Olivo, Mário José de Oliveira Teixeira dedica-se principalmente à pintura, escultura e instalações para exposições. Utiliza técnicas e materiais que vão desde o óleo ou acrílico sobre tela e as aguarelas a outros como roofmate/esferovite, metal, madeira, pedra, vidro ou serapilheira. Do seu currículo, constam várias exposições e murais, datando a primeira de 1976.

Quanto à banda desenhada, recentemente tem várias obras autoeditadas (‘Tamos Tramados!, Gajo Borbulha, Bastito), webcomics, colaborações em jornais locais e antologias de banda desenhada, sendo ainda o ilustrador das 5 bandas desenhadas que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem editado entre 2014 e 2018 como meio de divulgação cultural.

Obras publicadas

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

One thought on “Mário José Teixeira

Deixa um comentário