Lançado no final do mês passado, Rafael Bordalo Pinheiro – Uma vida em desenho retrata o percurso de Rafael Bordalo Pinheiro em banda desenhada. Com argumento de Bruno Pinto e Carlos Silva, e ilustrações de Fil, Filipe Duarte, Miguel Santos, Rui Alex, Sofia Pereira e Xico Santos, este livro foi editado numa colaboração entre o Museu Bordalo Pinheiro / EGEAC e a Associação Tentáculo.

O livro é composto por 6 capítulos, tendo os argumentistas dividido o trabalho a meio, com Bruno Pinto a ser responsável pelos primeiros três capítulos e Carlos Silva pelos restantes três. E cada um dos 6 ilustradores foi responsável por um capítulo. No final, há ainda espaço para algumas páginas extra, onde cada ilustrador tem direito a uma página para dar ao leitor a sua visão de Bordalo Pinheiro, bem como alguns esboços realizados pelos autores.

O livro encontra-se disponível no Museu Bordalo Pinheiro ou através do site da Associação Tentáculo.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Rafael Bordalo Pinheiro foi um dos mais importantes artistas de final do século XIX, senhor de uma obra que atingiu grande brilhantismo, sobretudo nas peças de cerâmica artística que modelou na fábrica que ajudou a fundar, e nos desenhos humorísticos que publicou nos jornais de que foi proprietário.
Para compreender a sua obra é importante conhecer também o artista, a sua biografia e a forma entusiasmada como viveu a vida.
Este livro conta-nos esse percurso através da Banda Desenhada, arte em que Bordalo foi um dos pioneiros em Portugal.

Rafael Bordalo Pinheiro – Uma Vida em Desenhos
vários autores
Editora: Museu Bordalo Pinheiro/EGEAC e Associação Tentáculo
Páginas: 104
Encadernação: capa mole com badanas
ISBN: 978-989-8167-85-9

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.