Um novo crossover das séries do universo Star Wars.

Desde que a banda desenhada do universo Star Wars passou novamente a ser publicado pela Marvel, em 2015, iniciando uma nova cronologia para o mesmo, para além da série principal Star Wars, outras séries, minisséries e one-shots têm vindo a ser publicadas nos EUA, dedicados a diferentes personagens. A Planeta tem vindo a publicar esse material em Espanha, parte do qual conhece também edição portuguesa através da Planeta Manuscrito.

Embora, infelizmente, não edite todo o material no nosso país, a verdade é que a Planeta tem, pela primeira vez na história da edição nacional, assegurado a publicação periódica do universo Star Wars em banda desenhada. Se a nível de minisséries e one-shots têm vindo a ser publicadas bandas desenhadas dedicadas a personagens como Princesa Leia, Chewbacca, Lando, Darth Maul, Obi-Wan & Anakin, Darth Maul, Han Solo e C-3PO, a nível de séries mensais norte-americanas a edição em Portugal limitou-se à publicação integral da 1.ª série de Darth Vader e à própria série Star Wars.

Deste modo, se o volume Vader Abatido era um crossover entre as séries Star Wars e Darth Vader (1.ª série), ambas em publicação em Portugal, o crossover A Cidadela dos Gritos levanta o problema da série com que Star Wars realiza o crossover, Doctor Aphra, não ser editada em Portugal.

Apesar dos leitores de Darth Vader (1.ª série) terem assistido à criação da personagem Doutora Aphra pelos autores Kieron Gillen e Salvador Larroca, não tiveram a oportunidade de ler a sua série em nome próprio. Esta estreou nos EUA em dezembro de 2016, sendo esta semana publicado o 31.º número da mesma, tendo a particularidade de ser a primeira série mensal desta nova fase de Star Wars baseada num personagem de BD e não num personagem da franchise cinematográfica e televisiva.

Deste modo, em Portugal, os leitores não têm a sensação de um verdadeiro crossover mas, ao invés, um espreitar de uma série à qual não têm acesso na nossa língua. A Cidadela dos Gritos compila os #31-32 de Star Wars (vol. 2), #7-8 de Star Wars: Doctor Aphra e o one-shot Star Wars: The Sreaming Citadel #1, originalmente publicados nos EUA entre maio e junho de 2017.

A nível de autores do volume, eis a listagem:

  • Parte 1: Kieron Gillen (arg.) + Marco Checchetto (des.)
  • Parte 2: Jason Aaron (arg.) + Salvador Larroca (des.)
  • Parte 3: Kieron Gillen (arg.) + Andrea Broccardo (des.)
  • Parte 4: Jason Aaron (arg.) + Salvador Larroca (des.)
  • Parte 5: Kieron Gillen (arg.) + Andrea Broccardo (des.)

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Um piloto rebelde e uma arqueóloga sem escrúpulos unem forças, entrando numa das zonas mais sombrias e obscuras da galáxia. A pérfida doutora Aphra fará a um jovem e confuso Luke Skywalker uma oferta que não poderá recusar… Uma que o vai conduzir a um encontro muito estranho no coração da infame Cidadela dos Gritos. Encontrará Luke o que procura? Poderá confiar em Aphra? Ou acabarão ambos por ser vítimas da rainha da Cidadela? Enquanto este improvisado duo entra no covil de uma das mulheres mais poderosas, solitárias e perigosas da galáxia, conseguirão Han e Leia manter-se longe deste lugar?
Neste volume, escrito por Jason Aaron com arte de Salvador Larroca, um jovem e confuso Luke Skywalker é aliciado para aceder aos ensinamentos dos Jedi. A história tem referências a outras sagas galácticas, o que é uma desculpa para entrarem personagens, como Aphra e as fortes personagens que se apoderam da história, como BT-1, Krrsantan e Triplo-Zero. Novo livro entre séries depois de Vader Abatido, desta vez recompilando números de Star Wars e Star Wars Doutora Aphra, onde a acção decorre entre Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança e Star Wars: Episódio V –
– O Império Contra-Ataca
. Uma história emocionante recheada de personagens novos e clássicos.

Star Wars: A Cidadela dos Gritos
vários autores
Editora: Planeta
Páginas: 128, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 171 x 260 mm
ISBN: 9789897771682
PVP: 16,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.