O regresso da Planeta à banda desenhada baseada na obra mais famosa de George R. R. Martin.

Com a estreia mundial da última temporada da série televisiva A Guerra dos Tronos, há novidades nas livrarias nacionais no que toca à sua adaptação à banda desenhada. A conhecida saga literária As Crónicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin foi adaptada à televisão com o título do primeiro livro da série literária e rapidamente deu origem a uma franchise com direito a jogos de cartas e de tabuleiro, RPG, videojogos, merchandise e a outros trabalhos, entre os quais a banda desenhada.

Na BD, surgiram dois trabalhos distintos. Por um lado, foram editadas as três bandas desenhadas que adaptaram as três histórias do spin-off Histórias de Dunk e Egg (O Cavaleiro de Westeros, A Espada Ajuramentada e O Cavaleiro Misterioso, editados nos EUA pela Dabel Brothers Production, Marvel e Bantam e em Portugal pela Saída de Emergência). Por outro lado, a Dynamite realizou a adaptação do primeiro livro da saga As Crónicas de Gelo e Fogo, com o argumento de Daniel Abraham e os desenhos de Tommy Patterson.

A adaptação da Dynamite foi originalmente publicada sob a forma de revista periódica de BD, sendo compilados os 24 números ao longo do tempo em 4 livros. Durante cerca de 3 anos (21 de setembro de 2011 a  30 de julho de 2014), os leitores norte-americanos puderam apreciar esta adaptação do livro, sendo um dos seus objetivos ser mais fiel aos escritos de Martin do que a série televisiva. Estes 4 livros já tinham sido editados em Portugal pela Planeta, o último dos quais em agosto de 2015.

Foi somente três anos após ter concluído a adaptação do primeiro volume que a Dynamite começou a publicar a adaptação do segundo volume, A Fúria dos Reis (A Clash of Kings, no original). Desta vez o argumento é de Landry Q. Walker e as ilustrações de Mel Rubi. É a compilação dos primeiros seis números desta nova série que a Planeta reúne no primeiro volume (de três), o qual já se encontra nas livrarias portuguesas.

Clique nas imagens para visualizar as ilustrações das capas originais:

Eis a sinopse da editora:

O primeiro de três volumes da adaptação em romance gráfico a cores do segundo livro da série original Crónicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, que inspirou a série para televisão da HBO A Guerra dos Tronos. A adaptação do primeiro livro em BD – muito fiel ao original – revelou que a série Crónicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin tem o poder de encantar a todos os níveis. A história prossegue juntando o argumentista de best-sellers do New York Times Landry Q. Walker ao ilustrador Mel Rubi, que apresentam a empolgante adaptação em banda desenhada do segundo livro da saga de referência.

LANDRY Q. WALKER é um argumentista que viu a sua BD Odd Thomas: House of Odd, editada pela Del Rey Books, em 2012, ser um best-seller do New York Times. Vive com os gatos e a mulher e passa os dias a premir teclas ao acaso num teclado de computador até as histórias surgirem de algum modo.

MEL RUBI é um ilustrador profissional desde 1993, e gosta de se pôr à prova em todas as tarefas difíceis que executa. Tem trabalhos publicados na Dark Horse, Marvel, WildStorm, Dynamite e Valiant, entre outras editoras. Adora jogar xadrez e é um homem de família.

Crónicas de Gelo e Fogo 2: A Fúria dos Reis vol. 1 (baseado na obra de George R. R. Martin)
Landry Q. Walker & Mel Rubi
Editora: Planeta
Páginas: 192
Encadernação: capa dura
Dimensões: 17,5 x 26,5 cm
ISBN: 9789897771699
PVP: 18,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.