Vingadores: Endgame

Vingadores: Endgame

Estreia do 22.º filme do Universo Cinematográfico Marvel.

Avengers: Endgame é o quarto filme dos Vingadores, sendo uma sequela direta do filme que estreou o ano passado, Vingadores: Guerra do Infinito. Tal como o filme anterior, a realização está a cargo dos irmão Anthony e Joe Russo e o guião foi escrito por Christopher Markus e Stephen McFeely. Trata-se do 22.º filme do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

Mais do que o (quase) culminar da 3.ª fase do Universo Marvel Cinematográfico (em julho, estreará ainda um filme do Homem-Aranha), é a apoteose do caminho traçado pela franchise iniciada no filme prévio dos Vingadores, na qual quase todos os principais personagens dos filmes anteriores tentam combater uma grande ameaça para o universo, Thanos.

Com o encerrar desta 3.ª fase, muito mudou no UCM. Ao contrário de uma longa lista de filmes por estrear nos próximos anos, nunca tão pouco se soube sobre o futuro do UCM no cinema. Para além do anúncio da estreia de filme de Shang Chi (o Mestre do Kung Fu) no próximo ano, numa tentativa de mimetizar o sucesso do filme dedicado ao Pantera Negra, desta feita junto da população asiática e o seus descendentes, apenas existem mais intenções e rumores, em parte devido ao regresso à casa-mãe dos personagens cujos direitos se encontravam retidos na Fox após a aquisição desta pela Disney, que certamente expandiu as possibilidades dos trilhos a seguir.

Bob Iger, o diretor executivo da The Walt Disney Company, comentou inclusivamente que tinham intenção de se focar noutros personagens além dos Vingadores, não negando, no entanto, que possam existir mais filmes da equipa mais cedo ou mais tarde.

Por seu turno, muito se sabe sobre o futuro dos programas televisivos do UCM. Das 3 séries estreadas na ABC, só a primeira de todas, Agents of S.H.I.E.L.D., não foi cancelada, tendo inclusivamente sido renovada para mais 2 temporadas, num formato com menos episódios e em que Clark Gregg desempenhará um novo personagem, Sarge.

Quanto às 6 séries da Netflix, foram todas canceladas, estando ainda para este ano prevista a estreia da terceira temporada de Jessica Jones. O cancelamento foi devido à mudança da estratégia da Disney com o aproximar da inauguração da sua própria plataforma de streaming Disney+.

No que toca às séries que permanecem inéditas em Portugal, a série exibida na Hulu nos EUA, Runaways, foi renovada para uma terceira temporada. Por seu turno, está a ser exibida a segunda temporada da série Cloak & Dagger na Freeform.

Para a plataforma Disney+, foram anunciadas diversas séries, as quais são protagonizadas por diferentes personagens dos filmes dos Vingadores. Para 2019, está planeada a estreia da primeira delas, dedicada ao Falcão e Soldado do Inverno. Para 2020, foram anunciadas uma dedicada à Feiticeira Escarlate e Visão e outra a Loki. E há também planos para uma outra série dedicada ao Gavião Arqueiro.

Por fim, não há notícias no que toca à anunciada série televisiva dedicada aos Novos Guerreiros, inicialmente prevista para 2018. No entanto, ao contrário das séries Most Wanted (um spin-off de Agents of S.H.I.E.L.D.) e Damage Control (baseado na empresa de ficção homónima), não foi oficialmente cancelada.

Como facilmente se confirma, todos estes planos relacionam-se com personagens cujos direitos cinematográficos já pertenciam à Disney. Para além dos filmes previstos para este ano, anunciados antes da aquisição da Fox, ainda está por decidir o futuro no cinema e na TV dos X-Men, Wolverine, Deadpool, Quarteto Fantástico, Surfista Prateado e outros personagem relacionados.

Eis o trailer de Endgame:

Eis a sinopse:

Um elenco incrível ao serviço dos heróis da Marvel. Culminar de múltiplas histórias interligadas, este quarto filme da saga Vingadores significa um ponto de viragem numa jornada épica. Os heróis irão finalmente perceber o quão frágil é a realidade em que vivem e os sacrifícios que devem ser feitos para sustentá-la…

Deixa um comentário