Lenine em banda desenhada.

A Gradiva edita uma biografia de Lenine em banda desenhada. Curiosamente, esta BD está inserida numa série que se encontra a ser distribuída atualmente nos pontos de venda de periódicos franceses em parceria com o jornal Le Monde. Intitulada Les grands personnages de l’histoire en bandes dessinée numa coedição da Glénat com a Librairie Arthème Fayard, já publicou volumes dedicados a figuras históricas como Bonaparte, Vercingétorix, Carlos Magno, Luís XIV ou Joana d’Arc.

No entanto, estas bandas desenhadas já tinham conhecido edição anteriormente na série Ils Onf Fait L’Histoire, com 30 volumes publicados entre 5 de março de 2014 e 21 de novembro de 2018 pelas editoras supramencionadas.

O volume dedicado a Lenine, editado originalmente em 29 de março de 2017, foi o 19.º da série original (e o 7.º da série atualmente em distribuição com o Le Monde), contando com o argumento de Antoine Ozanam e os desenhos de Denis Rodier. Como acontece com todos os volumes desta série, a BD é complementada por um dossier de 8 páginas sobre a figura histórica retratada, sendo este da autoria de Marie-Pierre Rey .

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A partir dos anos 1880, Vladimir Ilitch Ulianov, conhecido como Lenine, faz da sua vida um combate permanente para defender as suas ideias e impor o comunismo na Rússia. Mas, antes de se tornar o ícone internacional do comunismo no século XX, Lenine constrói-se como um intelectual radical escrevendo obras de reflexão política e textos programáticos.
Também quer ser um homem de acção e faz valer a necessidade de criar uma vanguarda revolucionária para mostrar a via ao proletariado e guiá-lo em direcção a uma sociedade mais justa, e se for preciso através da ditadura do Partido bolchevique.

Antoine Ozanam

n. 21 de maio de 1970

Vive em Lille. Com formação em Belas Artes e em Comunicação Visual, trabalhou durante vários anos em projectos multimédia, mas a sua paixão pela banda desenhada viria a transformar-se no seu modo de vida. É autor de dezenas de álbuns, tendo escrito 13 deles para a extinta chancela KSTЯ da editora Casterman.

Denis Rodier

n. 24 de junho de 1963

Nasceu no Quebeque e é autor de banda desenhada. Em 1988 começa a colaborar com a DC Comics, tendo o seu trabalho sido também publicado pela Marvel, First Comics, Dark Horse, Malibu e Image, entre outras. A partir de 2008, começa a ser publicado na Europa, em editoras como Delcourt e Soleil, entre outras. Paralelamente, dedica-se à ilustração e à pintura.

Marie-Pierre Rey



Tem formação em História pela École Normale Supérieure, tem uma pós-graduação em Russo e é professora de História Russa e Soviética na Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne. Publicou inúmeros livros e artigos, sendo 1814, un Tsar à Paris a sua mais recente obra. É a autora do dossier de 8 páginas dedicado a Lenine no livro de banda desenhada homónimo.

Lenine
Antoine Ozanam, Denis Rodier, Marie-Pierre Rey
Editora: Gradiva
Páginas: 56
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,5 x 31,2 cm
ISBN: 978-989-616-887-2
PVP: 16,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.