O regresso do Fandaventuras Especial com a Série Garth.

O fanzine Fandaventuras Especial regressa este mês com a sua Série Garth, dedicada à homónima tira diária do jornal britânico Daily Mirror. Criada por Steve Dowling e Gordon Boshell, a tira conta também, pouco depois do seu lançamento, em 1943, com John Allard como assistente, então somente com 15 anos de idade. Quanto ao argumento, as primeiras histórias têm a autoria de Don Freeman, seguindo-se Hugh McClelland (numa única história) e Peter O’Donnell. Após 59 histórias, é Allard quem assume o desenho da tira, entre 1968 e 1971, após Dowling abandonar a série. Nesta altura, os argumentos já pertenciam a Jim Edgar, autor dos mesmos desde abril de 1966. Em 1971, Frank Bellamy assume o desenho de Garth.

O Grande Atentado (The Wreckers, no original), a BD reproduzida neste fanzine da Serafim & Malacuéco, Inc., pertence a este período. Foi originalmente publicada entre 26 de outubro de 1973 e 18 de fevereiro de 1974, contando com o argumento de Jim Edgar e os desenhos de Frank Bellamy. Trata-se da 76.ª história de Garth, sendo composta por 96 tiras. Uma versão colorida por Martin Baines foi republicada no jornal Daily Mirror em 2011.

Em Portugal, esta BD tinha sido publicada na revista Mundo de Aventuras (2.ª série) #103, em 18 de setembro de 1975. A versão publicada no fanzine conta com uma nova tradução, diretamente da língua inglesa, respeitando ainda o formato da publicação original das tiras.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Série Garth: O Grande Atentado
Jim Edgar & Frank Bellamy
Série: Fandaventuras Especial
Editora: Serafim & Malacuéco, Inc.
Páginas: 46
Encadernação: Capa mole

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.