A série de Corto Maltese a preto e branco com prefácio e aguarelas a cores continua a crescer.

Uma das novidades de maio é o regresso da série de Corto Maltese a preto e branco com prefácio e aguarelas a cores, editada no nosso país pela Arte de Autor. O volume As Célticas conta com um prefácio da autoria de François Rivière.

Originalmente, As Célticas foi pré-publicada em França na revista Pif Gadget, sob a forma de 6 bandas desenhadas (as 14.ª a 19.ª da série Corto Maltese), entre 23 de setembro de 1971 e 27 de julho de 1972, nos seus #135, 143, 151, 161, 172 e 179. A edição em álbum ocorreria pela Casterman em 1980. Cronologicamente, a narrativa tem lugar entre 1917 e 1918.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

…Marinheiro… De que lado estás?

Europa, 1917. Enquanto a guerra não termina, espiões e traidores são mais perigosos do que nunca. De Veneza bombardeada para a Irlanda em plena revolta, através de Stonehenge e seus feitiços, Corto Maltese tem dificuldade em sobreviver …

Hugo Pratt é unanimemente considerado um dos maiores desenhadores do mundo. As suas bandas desenhadas, as suas obras gráficas e aguarelas são expostas nos maiores museus, do Grand Palais à Pinacoteca de Paris, sem falar do Vittoriano, em Roma, o Ca’ Pesaro, em Veneza ou o Santa Maria della Scalla em Siena. Ele próprio definia as suas histórias com o termo «literatura desenhada». Viveu em Itália, Argentina, Inglaterra, França e Suíça. Grande viajante, atravessou praticamente o mundo todo. A sua personagem mais famosa é Corto Maltese, nascido La Valletta, ilha de Malta, de mãe cigana andaluza e pai marinheiro da Cornualha, a 10 de julho de 1887. Apareceu pela primeira vez nas páginas da revista Sgt. Kirk, em 1967 e continua as suas aventuras nos nossos dias.

Corto Maltese: As Célticas
Hugo Pratt
Editora: Arte de Autor
Páginas: 152, a preto e branco com prefácio a cores
Dimensões: 225 x 297 mm
Encadernação: capa dura
ISBN: 978-989-54326-1-5
PVP: 26,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.