A adaptação da obra de Eça de Queiroz por Eduardo Teixeira Coelho.

O conto O Tesouro da autoria de Eça de Queiroz (1845-1900) foi originalmente publicado na Gazeta de Notícias em 1893. Seria reunido, em conjunto com outros contos de Eça de Queiroz, num livro intitulado Contos, editado pela Livraria Chardron de Lello & Irmäo em 1902. Foi nas páginas de O Mosquito (1.ª série) que foi publicada originalmente a adaptação de O Tesouro à banda desenhada, da autoria de Eduardo Teixeira Coelho.

Esta BD foi publicada em 1952 em O Mosquito (1.ª série) #1375-1381. Seria republicada em 1971 no Jornal do Cuto #12-18. Posteriormente, foi editada pela editora Vega no álbum Contos de Eça de Queiroz, no qual, se compilaram as outras duas bandas desenhadas adaptadas por ETCoelho baseadas em contos de Eça de Queiroz, publicadas em O MosquitoO Defunto (1950) e O Suave Milagre (1950). Este volume conheceu três edições pela editora Vega, com capas distintas (1983, 1984 e 1993).

O fanzine Fandaventuras reedita este mês O Tesouro, a propósito das comemorações do 1.º centenário de Eduardo Teixeira Coelho. Esta reedição apresenta uma nova colorização de José Pires.

Clique na imagem para a visualizar em toda a sua extensão:

Os interessados em obter exemplares de Fandaventuras devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

O Tesouro (baseada na obra de Eça de Queiroz)
Eduardo Teixeira Coelho
Série: Fandaventuras
Chancela: Serafim & Malacuéco, Inc.
Páginas: 14, a cores
Encadernação: capa mole

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.