BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Sui Ishida (石田 スイ)

Nascimento: 28 de dezembro de 1985
Naturalidade: Fukuoka, Kyushu, Japão

Antes de iniciar a série que o tornou famoso, Ishida desenhou dois webcomics sob dois pseudónimos diferentes. Em The Tale of Longing for Sex (セックスしたい物語, Sekkusu Shitai Monogatari) assinou como Nashimoto e, em The Penisman, assinou como Sotonami.

Em 2010, foi o vencedor do 113.º Grande Prémio Young Jump com um one-shot de Tokyo Ghoul, o qual veio a ser publicado no 2.º número de Miracle Jump em março de 2011. Em setembro desse ano, iniciava-se a série Tokyo Ghoul na revista Weekly Young Jump. Em dezembro do mesmo ano, Ishida criou outro one-shot sobre a personagem Rize Kimishiro, o qual seria publicado em dezembro de 2011 no 6.º número de Miracle Jump e posteriormente no quinto livro da série Tokyo Ghoul.

Em 2013, na revista digital Jump Live, foi publicado a série spin-off Tokyo Ghoul: Jack, uma prequela da série, que tem lugar 12 anos antes da mesma. Viria a ser posteriormente coligida num tankobon.

Após o término da série Tokyo Ghoul a 18 de setembro de 2014, em 16 de outubro do mesmo ano iniciou-se a publicação da sua sequela Tokyo Ghoul:re, novamente na revista Weekly Young Jump. Esta série findou em 5 de julho de 2018, tendo direito a 16 volumes.

Atualmente, Ishida encontra-se a trabalhar no videojogo Jack Jeannie, com lançamento previsto na consola Nitendo Switch em 2020.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Tokyo Ghoul
  • Volume 14 – Devir (2019)
Tokyo Ghoul: Re
  • Volume 1 – Devir (2019)
  • Volume 2 – Devir (2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.