BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Jorge Lucas

Nascimento: 22 de janeiro de 1963
Naturalidade: Salto, Uruguai
Nacionalidade: Argentina

Jorge Lucas, pseudónimo de Jorge Luís Pereira, nasce em Salto, Uruguai, onde vive até aos 10 anos de idade, tendo emigrado com a sua família em 1972 para a Argentina.

Em 1983, estuda na Asociación de Dibujantes, na cidade de Buenos Aires. Em 1984, estuda na Escuela de Dibujos Garaycochea, fundada pelo Carlos Garaycochea, com Oswal (Osvaldo Viola).

É publicado pela primeira vez em Subtemento Óxido da revista Fierro, em maio de 1986. Assinando como Jorge Pereyra, é o autor do argumento e desenho da BD La última leyenda sobre Sadom. Em 1988, obtém uma menção honrosa no concurso da revista Skorpio. Com alguns amigos publica o fanzine Arkham en março de 1990, com as BD El cementerio e Cazador, a primeira aparição deste personagem.

Em 1990, o seu personagem Cazador é publicado na sua própria revista. Entre agosto e outubro, surge numa minissérie em 3 partes, com o título Las sombras del Apocalipsis, sendo o primeiro número uma nova versão da BD publicada em Arkham. Em 1991, trabalha na revista Tres Historias, escrevendo e desenhando os personagens Sombramutante e Shamana criados por Sanyú. Colabora também na revista La Parda e em Novacomix.

Em dezembro de 1992, reformula o seu personagem Cazador, que começa a ser publicado em El Cazador de Aventuras pela Ediciones de la Urraca, onde trabalha em papeis criativos distintos, em conjunto com Claudio Ramirez, Mauro Cascioli, Renato Cascioli, Ariel Olivetti, Fernando Calvi e Renato Accardo. A revista é publicada até 1999, tendo-se convertida na revista de BD argentina mais popular dos anos 90. Após as publicações Gritos de Ultratumba e El Dié, em novembro de 1999, reaparece Cazador, revista na qual Lucas volta a trabalhar em equipa. A revista finda em dezembro de 2001.

Paralelamente, em 2000 é convidado a trabalhar para a Marvel Comics. Nesta editora, colabora, por exemplo, nas minisséries Annihilation: Ronan, Starjammers, Wolverine: Xisle e X-Men: Colossus Bloodline, bem como nas séries Black Panther, Fantastic Four: World’s Greatest Comics Magazine, Incredible Hulk, Iron Man, Mystique e X-Force. É posteriormente publicado pela Image, onde se destaca o seu trabalho com Darkness. Durante a fase Os Novos 52, colabora em alguns títulos da DC Comics.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Detective Comics (vol. 2)
  • vol. 5: Gothópia – Levoir (2019)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.