bandasdesenhadas.com
Leitura Recomendada no terceiro e quarto meses de 2019.

Tal como ocorreu em janeiro e fevereiro deste ano, está de regresso a Leitura Recomendada, com um novo calendário de atualizações, desta feita referentes aos meses de março e abril. Mais uma vez, destacar-se-ão as novas entradas na Leitura Recomendada, tenham origem em obras publicadas nestes 2 meses ou em meses anteriores. Sublinhe-se que, por óbvias questões de ordem logística, para as obras publicadas num dado mês, apenas serão tidas em conta as que foram lidas pelo Bandas Desenhadas.

Leitura Recomendada é a segunda versão da bedeteca ideal do site Bandas Desenhadas. Dela constam uma secção dedicada às edições de banda desenhada de países de língua portuguesa e outras às edições de banda desenhada de países de língua estrangeira, bem como uma terceira secção dedicada aos livros ilustrados.

Destaques de março e abril de 2019

Das obras publicadas em março e abril de 2019, há 4 que entram para a Leitura Recomendada, sendo a sua totalidade traduções de material estrangeiro.

Sabrina, de Nick Drnaso, é uma leitura inquietante sobre o mundo em que vivemos e a nossa relação com os outros. Entre as várias temáticas abordadas, encontram-se as teorias da conspiração e as fake news.
Saiba mais sobre o livro aqui.

A Morte Viva, de Olivier Vatine e Alberto Varanda, adapta a obra homónima do romancista Stefan Wul (publicada em Portugal com o título
O Império dos Mutantes). Alicerçada na ficção científica e no romance gótico, a particularidade da obra destaca-se ainda pelos desenhos de Alberto Varanda extremamente trabalhados, algo que a aplicação de cor nem sempre permite perceber de imediato. Saiba mais sobre o livro aqui.

A série O Diário de Esther de Riad Sattouf, da qual em Portugal foi publicado a primeira parte em 2 volumes, dedicados aos 10 anos da protagonista, é um retrato contemporâneo da infância na nossa sociedade. Apesar de retratar a realidade francesa, muitos dos comportamentos observados podem também ser reclamados pelos portugueses. Com o humor omnipresente, pouco tem de inocente. Saiba mais sobre os livros aqui e aqui.

Outras entradas lidas nestes 2 meses

Outras obras lida este mês que entram na Leitura Recomendada foram publicadas há alguns anos, de seu título Corto Maltese: Equatória e A Liga dos Cavalheiros Extraordinários volume III: Silêncio.

Corto Maltese: Equatória, de Juan Díaz Canales e Rúben Pellejero foi lançado aquando das comemorações do 50.º aniversário do personagem. Se, para alguns, a continuação das aventuras de Maltese após Hugo Pratt é um sacrilégio, a verdade é que o duo espanhol soube respeitar e expandir o universo de Corto sem que haja espaço para qualquer sensação insatisfatória. Saiba mais sobre o volume aqui.

A Liga dos Cavaleiros Extraordinários, de Alan Moore e Kevin O’Neill, não consta, de modo algum, das nossas preferências entre as obras alanmooreanas, apesar de reconhecermos a sua capacidade em apropriar-se de personagens clássicas, transfigurando-as para que sirvam as suas linhas narrativas e permitam ilustrar as inquietações e temáticas que deseja transpor para as suas bandas desenhadas. O volume III, subintitulado Século, apaga por completo qualquer sensação de se tratar da BD de uma “Liga da Justiça na era vitoriana”, como chegou a ser descrita, permitindo mostrar que tipo de história Alan Moore quer narrar no início da presente década, ao libertar-se do reduzido número de páginas dos comics tradicionais ao triplicar o número de páginas de cada um dos números desta série, dando azo, inclusive, a musicais. Saiba mais sobre o volume aqui.

A propósito…

Nesta secção, complementam-se as entradas na Leitura Recomendada com obras relacionadas. Um dos conjuntos de entradas é a série O Árabe do Futuro: Ser Jovem no Médio-Oriente, de Riad Sattouf, cujos primeiros 3 volumes foram publicados em Portugal entre 2015 e 2017 pela Teorema.

Outro conjunto de obras é a série completa de Corto Maltese de Hugo Pratt. Atendendo a que a Arte de Autor está a publicar a série mais recente, enriquecida com prólogos e aguarelas a cores, são esses os volumes que recomendamos, apesar de não ter realizado a leitura dessas BD nos mesmos. À medida que os derradeiros volumes da série forem sendo publicados, acrescentá-los-emos. Acrescenta-se ainda o primeiro álbum do duo espanhol.

Listam-se ainda os restantes volumes da série Liga dos Cavalheiros Extraordinários publicados no nosso país pela Devir entre 2002 e 2005.

E ainda…

Por fim, as entradas na Leitura Recomendada que têm origem em leituras realizadas em meses anteriores e que, pouco a pouco, irão sendo integradas.

Este mês, optámos por introduzir 3 livros de ilustração da primeira versão da Leitura Recomendada que ainda não tinham sido reintegrados: Migrando de Mariana Chiesa Mateos (Orfeu Negro, 2010), Neuro-Trip de Neuro (MMMNNNRRRG, 2011) e Sérgio Godinho e as 40 Ilustrações de vários autores (Abysmo, 2011).

A mais recente versão da listagem Leitura Recomendada para consulta pode ser obtida aqui. Regressamos em breve com mais recomendações de leitura.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.