O terceiro volume da série Spirou e Fantásio de Franquin.

Esta semana prossegue a mais recente série de banda desenhada fruto da parceria da Asa com o Público, Spirou e Fantásio de Franquin, com o seu terceiro volume. Este álbum reúne as bandas desenhadas O Ditador e o Cogumelo (Le Dictateur et le Champignon) e A Máscara Misteriosa (La Mauvaise Tête).

A primeira tem por base uma história idealizada por Maurice Rosy, que tinha convencido Charles Dupuis a empregá-lo como “fornecedor de ideias” para melhorar as revistas da editora. André Franquin, intrigado com as funções de Rosy, encomenda-lhe um argumento, que virá a ser O Ditador e o Cogumelo. No entanto, Franquin acaba por fazer alterações ao argumento, não só na disposição das vinhetas mas também eliminando e acrescentando diferentes cenas, incluindo o final. A BD foi pré-publicada nos #801-838 de Le Journal de Spirou (Dupuis), entre 20 de agosto e 6 de maio de 1954, tendo sido compilada em álbum em 1956. Trata-se da 41.ª história da série belga Spirou e Fantásio, constituindo o 7.º álbum da referida série. É a 19.ª BD de Spirou da autoria de Franquin.

Em Portugal, a BD foi publicada em álbum em 1975 pela Arcádia e o Círculo de Leitores. Seguiu-se o álbum da Meribérica em 1990. A sua publicação mais recente foi na coleção que a parceria Asa/Público já tinha dedicado ao personagem em 2007.

Quanto a A Máscara Misteriosa, tanto o argumento quanto os desenhos são da autoria de Franquin. Esta BD foi pré-publicada em Le Journal de Spirou (Dupuis) #840-869, entre 20 de maio e 9 de dezembro de 1954, tendo sido compilada em álbum em 1956. Trata-se da 42.ª história da série belga Spirou e Fantásio, constituindo o 8.º álbum da referida série. É a 20.ª BD de Spirou da autoria de Franquin.

Em Portugal, para além do presente título, esta BD já tinha sido publicada sob a designação Anda uma Cabeça no Ar. Em formato revista, foi publicada entre os números 15 e 26 do 4.º ano da 2.ª série de Camarada (propriedade da Organização Governamental Mocidade Portuguesa), em 1960. Seguiu-se a edição em álbum em 1976 pela Arcádia e o Círculo de Leitores. A sua publicação mais recente foi na coleção que a parceria Asa/Público já tinha dedicado ao personagem em 2007.

Eis a sinopse da editora:

Champignac descobre um novo extracto de cogumelo e inventa um gás que faz os metais ficarem com a textura do plástico. Antes que possa ser testado com critério, o endiabrado Marsupilami rouba uma bisnaga do produto e as consequências da sua aplicação são delirantes…
Na segunda banda desenhada do álbum, Fantásio vira a casa do avesso à procura das fotos que tirou para renovar o passaporte. Parece uma situação trivial, mas não é, como se verá mais tarde: acusado de uma série de roubos e perseguido pela polícia, foge para tentar provar a sua inocência…

Spirou e Fantásio de Franquin vol. 3: O Ditador e o Cogumelo / A Máscara Misteriosa
Franquin & Maurice Rosy
Editora: Asa
Páginas: 120, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 21,2 x 29,2 cm
ISBN: 978-989-23-4490-4
PVP: 11,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.