BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

TI Media

Atividade: 1963 – presente
Filiação: Epirus Fund II
Anteriores designações: International Publishing Corporation, IPC Magazines Ltd, IPC Media, Time Inc. UK
Sede: Londres, Reino Unido

Em 1890, Alfred Harmsworth cria duas publicações de banda desenhada, Comic Cuts e Illustrated Chips. Em 1901, funda a Amalgamated Press, a qual passa a publicar todos os seus periódicos, de diferentes segmentos.

Ao longo da sua existência, a Amalgamated edita diversos periódicos de banda desenhada, com algumas personagens icónicas.

A Amalgamated Press é adquirida pelo então grupo editorial Mirror (atual Reach plc) em 1959, passando a designar-se por Fleetway Publications. Em 1961, o Mirror adquire a editora britânica Longacre Press (anteriormente conhecida por Odhams Press), a qual tinha adquirido recentemente a George Newnes Ltd e a Hulton Press, passando em 1963 a designar este grupo por International Publishing Corporation (IPC). Esta fusão, torna ainda mais rico o catálogo de banda desenhada. Porém, as editoras continuam a utilizar as suas designações individuais até 1968, altura em que são reorganizadas nas IPC Magazines Ltd.

No entanto, a chancela Fleetway continua a ser utilizada em algumas séries de BD da IPC, até esta linha ser vendida em 1987 a Robert Maxweel sob a designação Fleetway Publications. A Egmont UK adquire a Fleetway em 1991, fundindo-a com a sua London Editions, formando a Fleetway Editions. No entanto, o nome “Fleetway” deixou de surgir nas suas bandas desenhadas em 2002.

Em 1998, a IPC Magazines Ltd. é alvo de um management buyout (MBO), financiado pela Cinven, e passa a designar-se por IPC Media. É vendida em 2001 à norte-americana Time Inc., o então ramo editorial de revistas da Time Warner.

Em 2006, a Rebellion Developments adquire o catálogo da Fleetway à Egmont UK, passando a ser detentora dos direitos de alguns personagens, séries e títulos da Fleetway, enquanto outros continuam a ser da posse da IPC Media.

Em 2014, a IPC Media passa a designar-se formalmente por Time Inc. UK, apesar da marca utilizada, quer nos EUA, quer no Reino Unido, ser simplesmente Time Inc.

Em 2018, o conglomerado norte-americano Meredith Corpotarion adquire a Time Inc. e vende a Time Inc. UK a um fundo associado à empresa britânica Epiris. A Time Inc. UK é renomeada TI Media. Nesse ano, vende o restante catálogo de BD da Fleetway de que ainda é detentora à Rebellion.

Obras publicadas em Portugal

Amalgamated Press

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.