BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Dana Simpson

Nascimento: 23 de abril de 1977
Naturalidade: Pullman, Washington, EUA

Dana Claire Simpson (nascida David Craig Simpson e com alguns trabalhos assinados com D. C. Simpson) licenciou-se na The Evergreen State College.

A sua primeira tira foi criada quando ainda era estudante, intitulando-se Ozy and Millie, nos quais os protagonistas são uma raposa-do-ártico e uma raposa-vermelha. Este webcomic começou a ser publicado em 1998 e foi galardoado com os Prémios College Media Advisers Awards 1999 na categoria Best Strip Cartoon, Web Cartoonists’ Choice Awards 2002 na categoria Best Anthropomorphic Comic e Ursa Major Awards em 2002 na categoria Best Anthropomorphic Other Work e em 2006 e 2007 na categoria Best Anthropomorphic Comic Strip. Apesar das distinções e do contínuo trabalho na tira ao longo de dez anos, a autora não conseguiu assegurar nenhum contrato relativo à BD, pelo que a última tira regular foi publicada a 23 de dezembro de 2008. Dez anos depois, uma compilação seria publicada em livro pela Andrews McMeel Publishing.

A segunda tira de Simpson foi I Drew This. Tinha como temática principal a política, de acordo com a posição liberal da autora, sendo parcialmente autobiográfica. Os protagonistas são a Autora e a Águia Liberal Joe. A tira começou a ser publicada em janeiro de 2004 no Daily Green da Washington State University. Tal como Ozy and Millie, foi também publicado no portal Keenspot, a partir de novembro de 2006.

Em 16 de janeiro de 2009, começou a ser publicada no Keenspot a BD Raine Dog, protagonizada por um cão antropomorfizado. No entanto, trata-se de um trabalho inacabado da autora.

Em 2009, depois de ganhar o concurso Comic Strip Superstar, patrocinado pela Amazon, assinou um contrato com a Andrews McMeel Syndication para desenvolver a tira vencedora, então denominada “Girl”. A protagonista era uma menina inominada com uma vívida imaginação que interagia com animais da floresta. Simpson reformulou a tira para o que seria a Bia e o Unicórnio, inicialmente denominada “Heavenly Nostrils”, a qual estreou em 22 de abril de 2012. Para além das compilações das tiras em livro, a série teve ainda direito a 2 álbuns com material original.

Para além da multipremiada Bia e o Unicórnio, a autora está atualmente a trabalhar na BD Only You’re Different, centrada na experiência sobre a sua transição do género masculino para o feminino.

A autora tem ainda ainda 3 álbuns de música gravados entre 2005 e 2012, considerando esta sua vertente ser um dos seus hobbies.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Bia e o Unicórnio
  • 1. Bia e o Unicórnio – Nuvem de Letras (2018)
  • 2. Unicórnio sobre Rodas – Nuvem de Letras (2018)
  • 3. Unicórnio contra Duendes – Nuvem de Letras (2018)
  • 4. Brilha, Brilha, Unicórnio – Nuvem de Letras (2019)
  • 5. Zona de Unicórnios – Nuvem de Letras (2019)
  • 6. Bia e o Unicórnio em A Tempestade Mágica – Nuvem de Letras (2019)
  • 7. Chapéus Há Muitos, Unicórnio! – Nuvem de Letras (2020)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.