BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Andrews McMeel Universal

Atividade: 1970 – presente
Sede: Kansas City, Missouri, EUA

Andrews McMeel Universal (AMU) é um grupo empresarial norte-americano, atualmente constituído pela Andrews McMeel Syndication (anteriormente desginada por Universal Uclick e que inclui o site GoComics), Andrews McMeel Publishing (o ramo editorial do grupo) e o AMUSE (Andrews McMeel Universal Syndicated Entertainment).

Foi fundado em 1970 por Jim Andrews e John McMeel, com a designação Universal Press Syndicate (UPS). A primeira tira cómica que esta agência representou foi Doonesbury de Gary Trudeau, em outubro de 1970. Ao longo das décadas seguintes, seguiram-se muitas outras tiras conhecidas, como Ziggy, Cathy, Calvin & Hobbes, FoxTrot ou Sopa de Pedra, bem como cartoons editoriais e colunas jornalísticas.

Em 1973, adquire a editora Sheed and Ward, a qual será a base para a editora Andrews, McMeel and Parker em 1975. Em 1986, a editora passa a designar-se por Andrews and McMeel e em 1997 por Andrews and McMeel Publications. A editora publica compilações das tiras da Andrews McMeel, bem como tiras distribuídas por outras agências. Para além das tiras, são editados livros de outras áreas, como culinária, infantojuvenil, poesia, humor e estilos de vida, entre outros.

A UClick, inicialmente com a designação Universal New Media entre 1996 e 1997, foi criada para se dedicar à venda de conteúdo digital para a internet, desktops e smartphones. O seu conteúdo incluía tiras cómicas, cartoons editoriais, puzzles, videojogos para jogadores casuais, banda desenhada (especialmente, manga e comic books), colunas jornalísticas, fotografia e ilustração. Em 2005, criou o site GoComics.

Em julho de 2009, a Uclick fundiu-se com a UPS para formar a Universal UClick.

Por outro lado, a Andrews McMeel passou a representar algumas tiras cómicas que anteriormente eram distribuídas por outras agências, como Dilbert desde junho de 2011 (anteriormente distribuído pela United Feature Syndication).

Em 2011, a Universal UClick assinou um contrato com a E. W. Scripps Company para passar a distribuir as 150 tiras cómicas e rubricas de notícias da United Media (sob as designações United Feature Syndicate e Newspaper Enterprise Association). Entre as tiras cómicas, incluíam-se Alley OopMarmadukeNancyTarzan. Apesar da extinção da United Media, a Scripps mantém os direitos de autor e de propriedade intelectual desses conteúdos.

A Universal Uclick passou em janeiro de 2017 a designar-se por Andrews McMeel Syndication.

Obras publicadas em Portugal

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.